Painel solar que gera energia à noite está em desenvolvimento

25 abril 2022
Sem Comentários
262 Views

O painel solar, atualmente, só funciona no momento em que existe a captação da luz do sol. Ou seja, dias em que está chovendo ou com o céu cheio de nuvens não há produção relevante de energia solar, assim como não ocorre à noite.

Entretanto, pesquisadores da Universidade de Stanford, dos Estados Unidos, querem mudar essa situação. Por isso, desenvolveram uma nova célula fotovoltaica capaz de gerar energia mesmo à noite.

É colocado um dispositivo de geração termoelétrica no painel. Dessa forma, é possível obter energia elétrica pela pequena diferença de temperatura entre o ar ambiente e o painel fotovoltaico.

Entretanto, está tecnologia ainda está bastante no começo. Pois, por mais que existam diferentes demonstrações, essa é uma forma válida de gerar energia. Ainda é uma geração muito pouco relevante em relação à potência gerada.

“Nossa abordagem pode fornecer iluminação e energia renovável provenientes de estações noturnas, para aplicações caseiras ou fora da rede de distribuição convencional, em locais onde as instalações de células solares estão ganhando mais popularidade”, revelou o professor de engenharia elétrica Sid Assawaworrarit, principal autor do estudo.

Como funciona esse painel solar que gera energia à noite?

Esse painel solar que gera energia à noite possui uma complexidade maior, do que os comuns. Em suma, ele conta com um gerador termoelétrico acoplado.

Ele serve para coletar a diferença de energia entre a temperatura do meio ambiente e do módulo fotovoltaico. Entretanto, os testes realizados pelos cientistas, só obtiveram uma potência de geração de 50 mV/m².

Ou seja, a capacidade de geração de energia ainda está muito longe do ideal. Entretanto, como essa é uma tecnologia extra, que irá ser aproveitada no painel solar, é uma grande alternativa.

Mas, o desafio dos cientistas, agora, é tentar aumentar a potência gerada. Para que passe a valer a pena, o investimento extra para contar com essa tecnologia. Contudo, é uma excelente iniciativa, pois ajuda a eliminar uma das poucas fraquezas da geração de energia solar.

Onde encontrar alguém para fazer um projeto de energia solar?

A Cemacon é a maior e melhor empresa da Região Noroeste, quando o assunto é energia fotovoltaica. Nossa sede fica na Avenida Tuparendi, 1660, no centro de Santa Rosa. Mas, caso não queira se deslocar até a empresa, pode utilizar o seu telefone e ligar para (55) 3512-6006 ou (55) 3512-0006. Fale com nossos atendentes e receba um atendimento personalizado.

Outra forma de fazer contato é através do e-mail “vendas@cemacon.com.br”. Se preferir ligar ou contatar pelo WhatsApp a Cemacon, utilize o número: (55) 98172-0109.

Em nossas redes sociais como Instagram, Facebook e LinkedIn é possível encontrar conteúdos exclusivos produzidos pela Cemacon para os seus clientes e colaboradores.