Sistema Fotovoltaico Off Grid pode ser a solução que você procura!

9 abril 2022
Sem Comentários
230 Views

São muitos os indivíduos que procuram instalar o sistema fotovoltaico, mas não sabem que existem diferentes formas de fazer isso. Por exemplo, existe o sistema fotovoltaico on grid e o off grid.

Ambos funcionam de forma parecida, mas possuem finalidades diferentes. Por isso, acabam sendo destinados para diferentes tipos de casos.

No entanto, a maneira mais simples de diferenciar os dois tipos, é a forma como os mesmos armazenam a energia produzida. Contudo, a forma como eles armazenam, acabam causando variações no custo e na utilidade.

Diferença entre o sistema Fotovoltaico Off Grid e On Grid

A utilização da energia solar precisa contar com uma série de cuidados. Por isso, que engenheiros capacitados estão a serviço da Cemacon. Eles podem, por exemplo, lhe ajudar a definir entre o sistema fotovoltaico on grid e off grid.

O sistema fotovoltaico on grid funciona ligado diretamente à rede da concessionária de energia elétrica. Ou seja, a luz do sol é captada e transformada em corrente contínua, em seguida, o inversor transforma a mesma, na energia que consumimos.

Essa energia produzida, acaba se juntando à energia das redes de distribuição, quando o sistema é on grid. A produção acaba sendo contabilizada em kWh e o valor produzido é descontado do consumido.

Em relação ao sistema off grid, ele é diferente do on grid. Pois, este, funciona de maneira autônoma. Ou seja, não é preciso que haja uma conexão com a rede de distribuição da concessionária.

Esse sistema funciona com a utilização de baterias. Com esses equipamentos, é possível realizar o armazenamento da energia excedente, que foi produzida e não foi consumida pelos aparelhos ligados.

Entretanto, na parte prática, o funcionamento é bastante semelhante. Contudo, permite ao consumidor que ele não seja refém da concessionária de energia. Esse tipo de sistema tem sido muito adotado em locais isolados, onde a rede elétrica não chega.

No entanto, não é o único motivo para se utilizar um sistema fotovoltaico off grid. Mas, em seguida, iremos explicar porque você deve comprar ele.

Quando o projeto Off Grid é a melhor solução?

O fato de haver a armazenagem da energia produzida em baterias, pode ser uma grande alternativa. Pois, deixasse de ser dependente da concessionária de energia. Caso a “luz” caia, o consumidor acaba não sendo atingido.

Consumidores em áreas rurais, por exemplo, acabam sendo prejudicados caso a luz caia em horários específicos. Um caso muito comum e frustrante, é a queda da energia elétrica no momento em que as vacas vão ser ordenhadas.

Sem ter energia, o processo acaba se tornando inviável, a depender da quantidade de animais que o agricultor possui. No entanto, se o mesmo tiver um sistema fotovoltaico off grid, ele não sofreria com esse problema.

Além é claro, de ser uma solução excelente, para locais onde a rede elétrica não chega. Pois, lhe permite trabalhar ou viver em locais isolados e mesmo assim não perder o contato com o mundo moderno.

Onde posso contratar alguém que projete um sistema off grid?

A Cemacon é a maior e melhor empresa da Região Noroeste, quando o assunto é energia fotovoltaica. Em suma, a nossa sede fica na Avenida Tuparendi, 1660, no centro de Santa Rosa.

Contudo, caso não queira se deslocar até a empresa, pode utilizar o seu celular e ligar para (55) 3512-6006 ou (55) 3512-0006. Dessa forma, você terá um atendimento personalizado, que irá lhe permitir contar com um sistema off grid, que vai facilitar em muito a sua rotina.

Outra forma de fazer contato é através do e-mail “vendas@cemacon.com.br”. Se preferir ligar ou contatar pelo WhatsApp a Cemacon, utilize o número: (55) 98172-0109.

Em nossas redes sociais como Instagram, Facebook e LinkedIn é possível encontrar conteúdos exclusivos produzidos pela Cemacon para os seus clientes e colaboradores.

Não deixe de entrar em contato conosco. Para que possa aproveitar os melhores e mais atualizados produtos produzidos e instalados pela Cemacon. Dessa forma, vai garantir o melhor serviço que a Região Noroeste oferece.