Como prender módulos solares fotovoltaicos em telhados coloniais?

16 abril 2022
Sem Comentários
322 Views

Existem diferentes métodos para realizar a fixação de módulos solares fotovoltaicos em telhados. No entanto, muitos clientes têm dúvidas em relação a isso, pois teme-se que ao fixar os painéis, isso possa danificar o telhado de sua casa/empresa.

Contudo, a história não é bem assim, com muitos prestadores de serviços qualificados no mercado da energia solar fotovoltaica, os telhados não são danificados na instalação. É claro que para isso, é preciso contar com empresas confiáveis como a Cemacon. Ao contratar profissionais com pouca experiência, o cliente pode se colocar em uma posição complicada.

Entretanto, ao contratar profissionais qualificados como os disponíveis na Cemacon, além de contar o seu sistema fotovoltaico bem instalado, irá contar com a geração em sua máxima potência.

Cada passo do projeto fotovoltaico recebe total atenção dos engenheiros, que trabalham na Cemacon. Para que a geração de energia na sua casa seja a maior possível, por um valor que caiba no seu orçamento.

Como fixar módulos solares fotovoltaicos em telhados coloniais?

Um dos telhados mais comuns na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, são os coloniais. Este tipo de cobertura utiliza telhas de cerâmicas em um formato abaulado. O tipo ideal de fixação de módulos solares fotovoltaicos, para este tipo de telhado é pelo sistema de gancho.

Em suma, as telhas são levantadas nos locais onde os ganchos serão instalados. Contudo, após isso, elas são recolocadas no mesmo lugar. Dessa forma, evitando que qualquer goteira ocorra em sua propriedade.

Quanto ao seu funcionamento, o mesmo é até simples. O gancho acaba sendo preso a estrutura do telhado, que costuma ser de uma madeira bastante resistente.

Em seguida, o gancho contorna a borda da telha e oferece um ponto de fixação para o perfil metálico (costumeiramente de alumínio).

Justamente sobre esse perfil metálico, é que o módulo fotovoltaico será instalado. Mas, é imprescindível ressaltar, que caso a instalação do gancho seja bem feita, ela ocorre de maneira prática e não causa problemas ao telhado.

Uma forma mais simples de compreender como ocorre essa instalação, é observando o vídeo que disponibilizamos a seguir:

Só é possível instalar painéis fotovoltaicos neste tipo de telhado?

Não, todos os tipos de telhado podem receber sistemas de energia fotovoltaica. Contudo, cada um conta com um tipo de instalação diferente. Nesta matéria, especificamos como ocorre a instalação em telhados coloniais. Mas, esse é só um dos muitos tipos de coberturas, que podem receber geradores de energia solar.

Como faço para instalar a energia solar sem ter problemas com meu telhado?

Na Cemacon, o cliente consegue contar com os melhores engenheiros, que serão capazes de fazer o melhor projeto para sua casa/empresa. Por isso, deixe de pagar altos valores de conta de energia e entre em contato conosco para aproveitar as maravilhas da energia solar.

A Cemacon é a maior e melhor empresa da Região Noroeste, quando o assunto é energia fotovoltaica. Nossa sede fica na Avenida Tuparendi, 1660, no centro de Santa Rosa. Mas, caso não queira se deslocar até a empresa, pode utilizar o seu telefone e ligar para (55) 3512-6006 ou (55) 3512-0006.

Outra forma de fazer contato é através do e-mail “vendas@cemacon.com.br”. Se preferir ligar ou contatar pelo WhatsApp a Cemacon, utilize o número: (55) 98172-0109. Fale com nossos atendentes e receba um atendimento personalizado.

Nossas redes sociais Instagram, Facebook e LinkedIn contam com conteúdos exclusivos produzidos pela Cemacon, para os seus clientes e colaboradores.