A nova tarifa acabará com a viabilidade da Energia Solar?

4 abril 2022
Sem Comentários
409 Views

Em 2022, o brasileiro deverá passar a ter a sua produção de energia regulada pelo Marco Legal de Energia (Lei n°14.300/2022). Este novo Marco servirá para regularizar a micro e minigeração de energia solar no Brasil.

Em suma, essa lei era bastante aguardada, pois a produção de energia solar é a forma mais barata e sustentável, para o próprio cliente produzir energia. Por isso, existe certo receio quanto a esse Marco.

No entanto, ao menos, essa nova regra, irá tornar mais clara a situação da produção de energia fotovoltaica. Com a definição das novas normas, surgiu uma maior segurança quanto a geração de energia.

Mesmo com a alteração nas regras, ainda é especulado um belo crescimento da energia solar no Brasil. Sendo que se estima, que a mudança deverá reduzir em cerca de R$ 150 bilhões, os custos com a energia térmica até 2050.

As termelétricas são as grandes vilãs da conta de luz do consumidor. Pois, elas funcionam utilizando combustíveis, o que acaba gerando um alto custo para a sua produção.

Contudo, com a energia fotovoltaica ganhando maior espaço no Brasil, se imagina que até 2050, a necessidade de utilizar usinas termelétricas diminuam. O que fará do Brasil um país muito mais sustentável, além de reduzir os custos para o consumidor.

A nova tarifa acabará com a viabilidade da Energia Solar?

São muitas as pessoas que estão preocupadas com a nova tarifa. Pois, pensam que essa nova taxa poderá dar fim a viabilidade da energia solar no Brasil. Mas, não é bem assim.

Primeiramente, porque o cliente passará a ser isento da taxa de disponibilidade. Porém, passará a existir uma tarifa mínima para o uso do sistema de distribuição, que não poderá ser abatida pela geração excedente de energia.

Contudo, essa ainda é uma opção bastante viável para quem quer economizar. Pois, as novas normas não tornaram a energia solar inviável.

Um ponto que vale destaque, é que o consumidor que instalar a energia solar até o dia 6 de janeiro de 2023, será isento de encargos até 2025. Dessa forma, os indivíduos que já tiverem instalado o sistema, não sofreram com os reajustes nesse período.

Mas, as notícias positivas não param por aí. Pois, o novo Marco estabelece a criação do PERS (Programa de Energia Renovável). Este novo programa vai ser o responsável por tornar a energia renovável mais acessível.

Dessa forma, as pessoas de baixa renda poderão ter acesso a energia solar. Algo que há tempos atrás era inviável, pois é necessário um certo investimento para contar com este sistema.

A energia fotovoltaica segue crescendo no Brasil

Em janeiro de 2022, o Brasil alcançou a marca de 1 milhão de consumidores de energia fotovoltaica. O que já tem sido capaz de gerar 9 GW de energia distribuída.

No entanto, ainda há muito o que essa forma de geração de energia crescer no Brasil. Pois, no momento, apenas 1,2% dos consumidores do Brasil utilizam a energia solar.

Onde comprar um gerador fotovoltaico?

A Cemacon é a maior e melhor empresa da Região Noroeste, quando o assunto é energia fotovoltaica. Por isso, é uma opção certeira para qualquer tipo de cliente.

A nossa sede fica na Avenida Tuparendi, 1660, no centro de Santa Rosa. Contudo, caso não queira se deslocar até a empresa, pode utilizar o seu celular e ligar para (55) 3512-6006 ou (55) 3512-3006. Dessa forma, você terá um atendimento personalizado para o seu caso.

Outra forma de fazer contato é através do e-mail “vendas@cemacon.com.br”. Se preferir ligar para um celular ou contatar o mesmo pelo WhatsApp a Cemacon, utilize o número: (55) 98172-0109.

Em nossas redes sociais como Instagram, Facebook e LinkedIn, é possível encontrar conteúdos exclusivos produzidos pela Cemacon para os seus clientes e colaboradores.