Arquitetura Bioclimática: boa para o meio ambiente, boa para o bolso

By admin
2 outubro 2018
Sem Comentários
1496 Views

Você já ouviu falar em Arquitetura Bioclimática? Em suma, se trata de um tipo de arquitetura que leva em consideração todos os recursos da natureza e condições climáticas. Pois, servem para reduzir ao mínimo os gastos com energia elétrica e tornar o impacto ambiental das nossas casas ou escritórios o menor possível.

Este tipo de arquitetura visa uma relação mais harmoniosa entre o homem e a natureza, possibilitando moradias que gerem menos impactos ambientais durante o tempo de vida útil dos imóveis. Além disso, oferecem mais conforto e conexão com a natureza à quem passará a viver por lá durante bons anos.

O conceito de Arquitetura Bioclimática surgiu como uma alternativa para conseguir mais conforto térmico ao projetar ambientes em uma posição favorável à luz do sol e com arejamento na medida certa. Não só isso, os projetos são pensados nos detalhes, da forma mais inteligente e ecologicamente correta, conforme sua localização, com o intuito de gerar o máximo de economia.

Arquitetura Bioclimática: boa para o meio ambiente, boa para o bolso

A Arquitetura Bioclimática se baseia em quatro princípios: a redução de desperdícios; a criação de ambientes saudáveis e confortáveis para os usuários; a garantia de espaços com melhor eficiência energética; e o uso de energias renováveis e que não agridam a natureza.

E os princípios se concretizam em série. São como um efeito dominó: uma ação leva à outra.  Criar casas preocupadas com o uso de energias renováveis faz com que possamos diminuir o consumo de energia elétrica, reduzir o desperdício de água e reaproveitar a água da chuva, por exemplo.

Mas, mais que isso, além de criar um bem-estar entre nós e a natureza, a adoção de uma arquitetura verde ainda faz bem ao bolso. Se pensarmos somente na adequação do espaço à luz solar, a redução de gasto com luz elétrica pode variar de 9% a 21%, dependendo do espaço. Com a utilização de água da chuva e de painéis fotovoltaicos, por exemplo, a porcentagem de economia só tende a aumentar!

No século XXI é imprescindível pensarmos em novas formas de adequação à realidade em que vivemos. Isso passa por nossas atitudes no cotidiano e na forma como planejamos nossas vidas. Adotar medidas que reduzam o impacto das nossas ações, por menores que possam parecer, é o que irá garantir a nossa permanência e a saúde e segurança das futuras gerações por aqui.

Comentários Fechados.