Imagem de um telhado de uma residência com placas solares.

BMW cria uma estação de recarga rápida usando energia solar fotovoltaica

8 abril 2022
Sem Comentários
331 Views

No Brasil, a BMW segue realizando investimentos em prol de um mundo mais sustentável. Dessa vez, a iniciativa da empresa foi no sentido da criação de uma infraestrutura, que permite a recarga e a reciclagem de baterias de carros elétricos através da energia solar fotovoltaica.

A montadora decidiu fechar uma parceria com a Energy Source e WEG, para desenvolver uma estação de recarga rápida usando energia solar e bateria usadas do BMW i3. Ou seja, é amplamente sustentável esse projeto.

Não à toa, o programa ganhou o nome “Back to life to take you further and faster” ou “De volta à vida para levá-lo além e mais rápido”. Esse programa está desenvolvendo um protótipo de estação.

São utilizados nesta estação de recarga 18 módulos de painéis solares instalados na cobertura de uma garagem. Além disso, são utilizados 24 módulos de baterias usadas do BMW i3. O protótipo foi instalado na fábrica da BMW em Araquari, Santa Catarina.

“O futuro da mobilidade premium é sustentável e o BMW Group Brasil apoia o desenvolvimento nacional de novas tecnologias que irão permitir que veículos elétricos sejam cada vez mais uma realidade global”, afirma Vivaldo Chaves, diretor de operações do BMW Group Brasil ao Portal Terra.

BMW cria uma estação de recarga rápida usando energia solar fotovoltaica

Esta estação de recarga rápida será muito necessária no Brasil. Pois, cada vez mais carros elétricos da BMW estão chegando no Brasil. Ainda em 2022, a empresa pretende lançar um iX3 e o i4.

Para não selecionar baterias inaptas para serem utilizadas no sistema de recarga de energia solar fotovoltaica, é feita a seleção através de um algoritmo desenvolvido pela Energy Source. Ou seja, somente aquelas aptas, acabam sendo reutilizadas. Afinal, reusar produtos que não estão funcionando não é algo que a BMW faria.

A estação desenvolvida pela BMW é capaz de realizar uma recarga rápida devido aos 60 kW de potência. Os 18 painéis fotovoltaicos são conectados ao banco de baterias e à rede elétrica. Dessa forma, é abastecido um Power Bank 24 horas por dia e 7 dias da semana. 

No entanto, quando o banco de baterias está carregado, o excedente de energia é jogado na rede elétrica. Dessa forma, gerando créditos de energia que ajudam a compensar a sua fatura de energia.

Onde encontrar alguém para fazer um projeto de energia solar?

A Cemacon é a maior e melhor empresa da Região Noroeste, quando o assunto é energia fotovoltaica. Nossa sede fica na Avenida Tuparendi, 1660, no centro de Santa Rosa. Mas, caso não queira se deslocar até a empresa, pode utilizar o seu telefone e ligar para (55) 3512-6006 ou (55) 3512-0006. Fale com nossos atendentes e receba um atendimento personalizado.

Outra forma de fazer contato é através do e-mail “vendas@cemacon.com.br”. Se preferir ligar ou contatar pelo WhatsApp a Cemacon, utilize o número: (55) 98172-0109.

Em nossas redes sociais como Instagram, Facebook e LinkedIn é possível encontrar conteúdos exclusivos produzidos pela Cemacon para os seus clientes e colaboradores.