Imagem de um telhado de uma residência com placas solares.

Como faço a limpeza das placas solares da minha instalação fotovoltaica?

By admin
2 setembro 2020
Sem Comentários
4027 Views
Imagem do telhado de uma casa com placas para a geração de energia solar instaladas.

Saiba com que frequência você deve limpar os seus painéis fotovoltaicos (placas solares). Além disso, conheça quais os produtos mais indicados para realizar a manutenção e quais os cuidados necessários para não danificar o seu funcionamento.

Realizar a manutenção dos painéis solares fotovoltaicos é uma medida extremamente importante. A falta da limpeza pode causar o acúmulo de sujeira na superfície dos painéis, o que dificulta a captação dos raios solares na célula fotovoltaica fazendo com que o módulo não chegue ao seu potencial máximo de geração de energia. Por isso, é algo importante de ser feito.

Para te ajudar a realizar a limpeza dos painéis da forma mais adequada, evitar danificações e potencializar ao máximo a capacidade de geração de energia do seu sistema, nós separamos as dúvidas mais frequentes sobre o assunto e nossos técnicos responderam! 

Acompanhe ao longo do post blog.

De quanto em quanto tempo devo fazer a limpeza das placas solares?

Uma boa referência para prazo de limpeza é entre 3 à 6 meses.  Porém, é importante manter-se atento à necessidade individual de cada sistema. 

A situação técnica específica de cada instalação e a sua localidade interferem diretamente na frequência da limpeza, podendo diminuir ou aumentar a periodicidade.

Alguns fatores para se considerar:

  1. Índice de chuvas: 

Em locais e épocas com grande incidência de chuvas, a necessidade da realização da limpeza diminui. Pois, a água da chuva retira, em grande parte, a poeira, folhas e acúmulo de sujeira.

  1. Inclinação do telhado:

Quanto maior for o ângulo de inclinação do telhado, menor será a necessidade de frequência da limpeza. Isso porque a água da chuva escorre com maior facilidade em telhados com maior inclinação. Em telhados horizontais, a periodicidade da limpeza aumenta.

  1. Terrenos e ruas ao redor:

Os terrenos e ruas ao redor do local da instalação também interferem na periodicidade da manutenção. Caso haja um terreno sem gramado, o nível de poeira aumenta consideravelmente. O grande número de árvores no entorno da instalação também podem acumular folhas e excrementos de pássaros. O mesmo acontece com as ruas sem pavimentação que tem uma maior incidência de poeira. 

Por isso, o ideal é que se analise a situação das placas, que podem indicar uma menor ou maior necessidade de manutenção, para que assim se chegue a uma frequência adequada.

2) Quais os materiais e produtos que devem ser utilizados para a limpeza das placas?

Ao realizar a limpeza dos painéis fotovoltaicos, existe a necessidade de se ter cuidado com o uso de materiais que possam danificar o seu funcionamento. A maioria dos sistemas encontram-se inclinados sobre o telhados, por isso a manutenção pode ser feita utilizando apenas água corrente colocada de cima para baixo. 

Caso for preciso remover alguma impureza entranhada, o ideal é usar uma esponja, pano ou escova macia e úmida com o auxílio de sabão neutro fazendo movimentos leves e circulares.  Isso para não riscar os painéis solares e comprometer ou diminuir a eficácia do seu funcionamento.

3) Quais os cuidados devo ter na hora de fazer a limpeza?

Para prevenir acidentes, trabalhos em altura requerem equipamentos de segurança. Por isso, é interessante contar com o auxílio de um profissional da área. Em caso de muita necessidade, utilize plataformas.

Os painéis solares possuem um revestimento sensível a arranhões. Por isso, deve-se evitar a utilização de objetos e materiais abrasivos ou pontiagudos e nunca pisar ou colocar materiais pesados sobre as placas.

  1. Como devo fazer a limpeza do meu sistema fotovoltaico?

A primeira coisa a se fazer, antes mesmo de começar a manutenção, é realizar o desligamento total do equipamento para se precaver de acidentes elétricos. 

Logo após, jogue água sobre as placas junto ao sabão neutro. Utilize materiais com toque macio para realizar o ensaboamento das placas, como rodos. É necessário conferir se o item que você utilizará para realizar o ensaboamento não está com nenhuma saliência que possa arranhar ou danificar os módulos.

Após o ensaboamento, retire a espuma com água corrente. Por fim, caso algum dejeto mais encruado a superfície resista a esse processo, passe um pano úmidos em círculos até retirá-lo totalmente. 

Dúvidas?

Ficou com alguma dúvida?! Então, é só entrar em contato conosco através das nossas redes sociais ou pelo telefone (55) 3512-6006 que nós te ajudamos.

Você tem interesse em realizar a instalação de um sistema fotovoltaico para geração de energia limpa e sustentável? 

Solicite um orçamento com a Cemacon. Nós vamos até a sua residência, empresa ou propriedade e realizamos um orçamento sem compromisso e personalizado de acordo com a necessidade do local. Também disponibilizamos um relatório com uma estimativa da economia que você terá instalando o sistema. 

A Cemacon é pioneira em instalações do Sistema Fotovoltaico no Rio Grande do Sul, e oferece soluções sustentáveis para geração de energia. Além da economia que irá fazer muito bem para o bolso, os painéis fotovoltaicos são promotores da sustentabilidade. 

Então, para ter mais informações sobre economia de energia, energia solar, sustentabilidade e energia renovável, acompanhe o nosso blog e nos siga nas redes sociais. 

Comentários Fechados.