Sua empresa na direção dos negócios sustentáveis: ouça quem já conhece as vantagens da captação de energia solar

By admin
28 dezembro 2018
Sem Comentários
1637 Views

Os clientes e parceiros estão de olho em empresas que se destacam de forma positiva no mercado, e uma das novas tendências é analisar quem se preocupa em crescer em harmonia com meio ambiente e a energia solar é ideal para isso.

Você já pensou em trocar a energia elétrica fornecida pela concessionária pela energia solar? Apesar de parecer ainda ser uma fonte de energia pouco usada no país, seu crescimento nos últimos anos aponta para um futuro promissor e adotar esse sistema em empresas está cada vez mais simples.

Até junho de 2018, o setor de energia solar no Brasil possuía 30.686 sistemas fotovoltaicos instalados que, junto às usinas solares, somavam 1,5 GW de capacidade instalada. As previsões apontam que em 2024 o Brasil terá aproximadamente 887 mil sistemas de energia solar (On Grid) instalados por todo território brasileiro.

A implementação de políticas de sustentabilidade ambiental é um dos caminhos que muitas empresas têm buscado para se destacar no mercado. Além de gerar um impacto social muito importante, e diminuir drasticamente os custos fixos, a adoção dessas políticas gera interesse por parte de seus clientes e parceiros econômicos.

Relato de dois empresários que investiram em energia solar

Pedro Schoenell e seu filho Eduardo Schoenell, proprietários da Mais Laser, optaram pela instalação de painéis solares devido ao alto consumo de energia elétrica que sua máquina de corte a laser gerava.

“Nossa máquina consumia bastante energia, e, somado aos equipamentos eletroeletrônicos da residência nosso consumo era muito alto. Com as placas solares, por exemplo, entre 12/11/18 a 13/12/18 o consumo foi de 476 kwh e a produção de 434 kWh. Bela economia, hein? Isso que nem todos os dias foram ensolarados.”.

Todo mundo gosta de investir em empresas sustentáveis e que buscam amenizar seus efeitos no meio ambiente. Mas você já percebeu como essa fonte de energia limpa tem crescido nos últimos anos? Já falamos antes que até 2030 o Brasil estará entre os 20 maiores produtores de energia fotovoltaica, e isso é um grande avanço.

Brasil segue crescendo na energia solar

Atualmente, o número de consumidores conscientes que buscam por empresas de alguma forma sustentável é grande, o que indica a crescente preocupação com relação ao bem-estar, à qualidade dos produtos e ao cuidado com o meio ambiente.

Como consequência, mudanças importantes vêm ocorrendo a nível mundial na forma de incorporar e criar princípios de sustentabilidade em seus negócios. Inicialmente, esse conceito estava relacionado à produção das indústrias, mas agora a ampliação do tema foi levada para todas as áreas da sociedade. Ações adotadas vão desde a instalação de painéis solares a utilização de produtos naturais.

Você já ouviu falar, por exemplo, do termo sustentabilidade empresarial? É um conjunto de ações que uma empresa toma, visando o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da sociedade. Dessa forma, para que uma empresa seja considerada sustentável ambiental e socialmente, ela deve adotar um conjunto de atitudes éticas. Além de práticas que visem o seu crescimento mas sem agredir o meio ambiente, colaborando para o desenvolvimento da sociedade.

Além de respeitar o meio ambiente, a sustentabilidade empresarial tem a capacidade de mudar de forma positiva a imagem que a sua empresa terá junto aos consumidores. Com o aumento dos problemas ambientais gerados pelo crescimento desordenado nas últimas décadas, eles ficaram mais conscientes da importância da defesa do meio ambiente.

Cada vez mais os consumidores buscam produtos e serviços de empresas sustentáveis e vale a pena ressaltar que, sustentabilidade empresarial não são atitudes superficiais que visam o marketing, as práticas adotadas por uma empresa devem apresentar resultados práticos e significativos para o meio ambiente e a sociedade como um todo.

Mas você sabe quais são as suas vantagens diretas em utilizar essas fontes de energia alternativas para a sua empresa? Segue com a gente que vamos te contar.

Economia

A economia de recursos proporcionada pela energia solar tem um impacto grande e direto sobre o orçamento da sua empresa. Sua utilização diminui os custos de manutenção dos sistemas de calefação de água e das despesas elétricas como um todo.

Além disso, o investimento inicial com a compra dos equipamentos — para capturar a energia proveniente do sol — é logo coberto por essa economia de gastos. Isso sem contar que a vida útil dos painéis de captação é de décadas, ou seja, é um investimento a longo prazo, com uma enorme vida útil.

“Nós temos um conselho para quem está pensando em investir: invista. O retorno não é imediato, embora a conta de energia diminuir substancialmente desde o início. O investimento é num conceito de nova visão de produção, sustentável e 100% limpa” destaca Pedro.

Energia Solar gera Sustentabilidade

Com a redução da utilização de outras fontes de energia que são amplamente nocivas ao meio ambiente, como as hidrelétricas e o gás natural, a energia solar se destaca como uma fonte sustentável de energia. E além de ser sustentável, ela tem um plus: ser fonte renovável, ou seja, que não se esgota com o uso como ocorre com o petróleo e o carvão mineral, por exemplo. É justamente isso que dá sustentabilidade à energia solar, já que ela não compromete as gerações futuras.

Produzir energia limpa …

O impacto do uso da energia solar sobre o meio ambiente é extremamente baixo, já que essa fonte energética não emite resíduos poluentes nem apresenta riscos à saúde. Ao contrário, fontes como o petróleo, por exemplo, emitem gases nocivos à saúde humana, além de contribuírem para o aquecimento global. Não é ótimo fazer o bem e poder economizar ao mesmo tempo?

Pedro, que realizou a instalação de placas fotovoltaicas, afirma que o “outro motivo subjacente e que é procuramos uma produção limpa, gratuita, sem construção de barragens, consumo de carvão e óleo, nem emissão de gás carbônico”.

De forma fácil…

As redes de energia solar podem ser muito facilmente instaladas em sua empresa. Como esse recurso quase não afeta o sistema elétrico já existente na localidade, é passível de ser adaptado na medida em que sua empresa cresce, com a instalação de mais painéis de captação de acordo com a necessidade. Dessa maneira, o sistema cresce junto com você.

Faz uma grande diferença na conta de luz…

Há um retorno na conta de luz e é possível que se pague muito pouco pela energia fotovoltaica, e nos casos em que se consegue produzir mais do que se consome, além de só ter que pagar a taxa de iluminação pública, ganha-se créditos de energia que podem ser usados em até cinco anos. Outra vantagem é que se escapa dos grandes crescimentos no custo da energia, o que para as empresas faz um diferença enorme.

As instalações de energia solar ficaram até 80% mais baratas nos últimos dez anos. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), esse crescimento constante se dá devido à redução dos preços e as estratégias de incentivo para introduzir cada vez mais a energia solar no país.

Mas e você, já conhece tudo o que precisa para adquirir um sistema de energia fotovoltaica para a sua empresa? Que tal vir até a gente e tirar todas as suas dúvidas? Aqui na Cemacon iremos lhe auxiliar para que você possa encontrar a melhor linha de crédito, no banco de sua preferência, e adquirir o seu sistema da forma que lhe for mais conveniente. Além disso, nós temos profissionais capacitados que irão lhe acompanhar desde o desenvolvimento do seu projeto até a implementação da energia solar na sua empresa.

Fica aí então com a dica do Pedro: “Faça como eu, pegue sua conta de luz e faça uma análise com empresa especializada. Eu optei pela Cemacon e ela me ofereceu um projeto técnico, equipamentos de última geração e um feedback de pós venda muito bom, e eu estou muito feliz com isso”, avalia.

Comentários Fechados.