Previsão: Brasil entre os maiores produtores de energia fotovoltaica até 2030

By admin
14 setembro 2018
Sem Comentários
1051 Views

Atualmente a eletricidade das redes brasileiras vem, em sua maioria, das hidrelétricas. O Brasil tem menos de 1% da sua matriz elétrica vinda da energia solar fotovoltaica. Mas não se assuste, já foi pior. Há alguns anos esse número era muito mais baixo. Em função de um pensamento sustentável de quem se preocupa com a reação do meio ambiente às nossas ações, a energia limpa tem ganhado cada vez mais espaço e garantido mais investimentos em prol da sustentabilidade e economia.

E a tendência é melhorar. Segundo estudo da Empresa de Pesquisa Energética do Governo Federal, a previsão é que nosso país esteja entre os 20 maiores geradores de energia solar fotovoltaica até o final de 2018. Ainda de acordo com o estudo, essa energia representará aproximadamente 10% da matriz elétrica brasileira até 2030. Já é um bom avanço, certo? E vai além. Previsões do Ministério de Minas e Energia, apontam que o setor deve movimentar cerca de R$ 100 bilhões e abastecer 2,7 milhões de pessoas com sistema fotovoltaico até 2030.

Previsão: Brasil entre os maiores produtores de energia fotovoltaica até 2030

Além disso, a indústria fotovoltaica, de modo geral, apresenta uma média de crescimento de 15% ao ano. Isso envolve não só a parte econômica das empresas, mas também o desenvolvimento de estudos na área, como pesquisas avançadas para melhorias de sistemas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), por exemplo.

Neste sentido, novas oportunidades surgem aos poucos para disseminar a cultura da energia limpa no Brasil. Além de novos estudos, outras formas de financiamento e pagamento aparecem como um incentivo para popularizar a energia solar e torná-la cada vez mais uma realidade brasileira. Tornar nossa matriz energética predominantemente limpa é possível. Um caminho que requer atenção, mas que não está tão distante quanto parece.

Acredite, a luz solar que irradia na superfície da Terra é suficiente para atender 10 mil vezes o consumo de energia do mundo todo. Por aqui, temos capacidade para tornar o Brasil um dos primeiros em energia limpa. Com vasta incidência de luz solar que temos, não aproveitar a energia mais limpa possível seria um pecado.

Comentários Fechados.