Ações sustentáveis: como nossa mudança de rotina pode transformar o meio ambiente em 2019

By admin
12 dezembro 2018
Sem Comentários
2167 Views

Nada melhor do que começar o ano planejando boas ações. Mas suas medidas para o ano que vai começar incluem pensar em novas formas de preservar o meio ambiente?

Ano novo, vida nova. Então que tal começar 2019 com o pé direito? Todo final de ano fazemos novas resoluções para o período que está por vir: conseguir aquele emprego dos sonhos, trocar de casa, carro, ser mais saudável… Muitos destes planos são metas que exigem bastante esforço e dedicação. Mas então por que não começamos do básico e colocamos em prática algumas ações sustentáveis que podem realmente transformar o nosso 2019 para melhor?

Ser mais sustentável e contribuir para a saúde do planeta, tanto nas questões ambientais quanto sociais e econômicas, é algo que todos podem fazer, bastam apenas algumas mudanças de rotina. Para fazer a diferença não é necessário assumir grandes compromissos e fazer sacrifícios. E todos podem contribuir: pessoas e empresas que são comprometidas com a causa.

Diminuir o uso de materiais plásticos

Cada vez mais vemos notícias de animais marinhos mortos que confundem plásticos com comida e acabam intoxicados. Esta é uma realidade muito triste mas que tende a aumentar proporcionalmente conforme o aumento do consumo de plástico por nossa parte. O lixo produzido por nós não tem mais para onde ir e, se não pode ser reciclado, acaba muitas vezes descartado  incorretamente. E é inevitável ao animais: o lixo se parece e também tem cheiro de comida.

Um estudo revelou que mais de 95% do lixo encontrado nas praias do Brasil é composto de plástico. Garrafas, copos descartáveis, cotonetes, canudos, embalagens de sorvete e redes de pesca são alguns deles. E é por causa disso que a vida marinha está sob constante ameaça. São milhões de toneladas jogadas no fundo do mar todos os anos. As garrafas PET, por exemplo, são o principal produto produzido à base de plástico.  No mundo todo, um milhão de garrafas plásticas são compradas por minuto. Menos de 50% dessas garrafas vão para a reciclagem.

Reduzir o consumo de plástico e substituí-lo por produtos duráveis é um ato revolucionário. Sacolas de pano, copos e canecas de vidro, talheres de metal, garrafas de vidro são algumas da soluções que podem contribuir para a redução de consumo do produto. Opte sempre por materiais reutilizáveis. Sacolas que embalam verduras e canudos, por exemplo, são produtos dispensáveis, procure não usá-los.

Dê preferência aos produtos sazonais, orgânicos e de origem natural

Mais do que um benefício à sua saúde e ao desejo de se manter saudável em 2019, os produtos orgânicos são uma forma de reduzir os impactos ambientais. Sempre que puder, opte por frutas, legumes e verduras que tenham origem natural e sejam orgânicos, livre de agrotóxicos. Eles diminuem os riscos à sua saúde e também de contaminação do solo pelos defensivos.

Um ponto positivo é que estes alimentos podem apresentar um preço mais em conta quando aos outros, já que são “menos bonitos” do que os produtos não orgânicos e acabam rejeitados. Isso não quer dizer que não tenham boa qualidade: o agrotóxico mantém o visual do alimento mas não garante que ele esteja saudável.

Além do mais, o uso contínuo de agrotóxicos agride o solo, o meio ambiente e a saúde humana. Segundo o IBGE, o agrotóxico só perde para o esgoto não tratado quando o assunto são os maiores contaminadores de rios no Brasil. Sua utilização é muito discutida e este tema ainda vai dar muito pano pra manga por aqui e também no mundo todo.

Outra característica importante para levar em conta é a sazonalidade dos alimentos. Ela está relacionada à época em que os alimentos são cultivados naturalmente, com condições ambientais mais adequadas para seu crescimento, principalmente quando falamos em frutas. E o melhor: se não forem orgânicos, ainda assim estes alimentos levam menos agrotóxicos pois já estão em uma condição apropriada de crescimento natural e não precisam de muita “ajuda” dos defensivos.

Adotar medidas para redução de gastos com energia

Você já percebeu que o bem-estar do meio ambiente passa pelos nossos hábitos de consumo. E consumir energia de forma consciente também é um dos principais pontos para um planeta mais sustentável. Seja ao economizar com aquela luz acesa na sala ou com um carro movido a baterias, mudar nossas ações são um método para reduzir os impactos da geração de energia e é fundamental para continuarmos com uma vida segura e saudável aqui na terra.

Quando é possível, a melhor maneira de fazer isso ainda é ao adotar sistemas de geração de energia limpa e renovável. Estes tipos de energia não usam combustíveis fósseis e não poluem.  E, além de economizar energia, torna a estrutura autossuficiente e ajuda a economizar nos custos. Porque apesar de a utilização de energia solar, por exemplo, ser um investimento inicial mais alto, após um  determinado período a economia gerada proporciona um retorno de investimento bem satisfatório, e se paga ao gerar economia.

Seja na sua casa ou em grandes empresas, aposte sempre na economia. Mantenha uma rotina de manutenções preventivas nos equipamentos eletrônicos, invista em isolamento térmico, aproveite a ventilação natural de uma maneira inteligente e eficiente, e invista em equipamentos de empresas que pensam em soluções ecologicamente corretas e realizam descartes corretos e medidas de reutilização de produtos.

Redução e reaproveitamento do uso de água

A redução do consumo e o reaproveitamento da água passam por simples processos que nos permitem uma economia real e o uso consciente deste bem. Os sistemas de reaproveitamento de água da chuva, por exemplo, fazem a captação da água de maneira simples e efetiva a partir de uma prática sustentável. O sistema é econômico e serve para utilização da água da chuva principalmente em afazeres domésticos. É uma forma de usar o que a natureza nos proporciona de graça sem utilizar água potável.

Muitas vezes, nem precisamos colocar o pé para fora de casa para realizar ações sustentáveis que irão realmente fazer a diferença no meio ambiente. Mudar nossa rotina, começar do básico, aos poucos, pode (e vai!) trazer boas consequências já para nós e também para quem vir no futuro. E aí, que tal começarmos 2019 com o pé direito e a consciência limpa?

Comentários Fechados.