Educação aliada à sustentabilidade: como criar ações realmente eficazes?

By admin
19 outubro 2018
Sem Comentários
772 Views

Aliar educação à sustentabilidade pode ser um desafio para muitas escolas. Ideias simples, geradas no ambiente escolar podem transformar a realidade do futuro do nosso planeta.

Seria ótimo se conseguíssemos aliar a educação à sustentabilidade e ainda elevar a educação sustentável à outra base, certo? Dessa forma, iniciativas em todo o país são criadas constantemente por educadores que prezam a ideia de um meio ambiente sustentável. E visam o compromisso das próximas gerações com a manutenção da vida e a sobrevivência saudável no planeta. Mas como criar ações que sejam realmente eficazes?

O melhor ensino se dá sempre através de bons exemplos. Se alguns métodos de educação já parecem pouco eficazes e ultrapassados, a melhor opção é demonstrar, através de uma estrutura e comportamentos sustentáveis, que é possível tornar a realidade ao redor mais saudável para o planeta.

Não se pode esperar que alunos tenham um pensamento pró meio ambiente se notam, nos corredores da escola, pequenos detalhes que não lhe geram bons exemplos. Por isso, é necessária uma mudança.

Como caminhar em uma direção com maior sustentabilidade?

Neste sentido, adotar medidas internas para gerar energia limpa, economizar no gasto com a luz elétrica e água e até mesmo a simples separação do lixo, podem ser estopins para que os alunos pensem em um futuro mais limpo. Isso sem contar que escolas tendem a ter grandes gastos com energia elétrica. Pois, o uso constante de iluminação, televisores e monitores, por exemplo, pode levar a conta às alturas.

Segundo um estudo da Aneel,  estima-se que as edificações públicas brasileiras, inclusive escolas públicas, consomem 80% de toda energia elétrica gasta no setor público. Avalie: dos impostos que são revertidos para o serviço público, menos de 20% é usado com iluminação das ruas, por exemplo, enquanto a maior parcela vai para prédios de serviço público. Um gasto extremamente alto e que poderia ser reduzido ao adotar um método de geração de energia sustentável, como é o caso da fotovoltaica.

Em escolas particulares, adotar essas medidas práticas seria muito menos burocrático do que em escolas públicas. Enquanto isso, é preciso criar ações e pensamentos que engajem os alunos a realizarem ações sustentáveis diariamente. É preciso introduzir no currículo escolar o assunto da sustentabilidade aliado a outras matérias da grade curricular e entender o que os alunos sabem e entendem sobre o tema.

Projetos de Sustentabilidade

Projetos não muito distantes da nossa realidade introduzem a produção de conteúdo sobre a temática do meio ambiente como uma forma de promover boas ações. Por isso, um bom exemplo são as Ações Sustentáveis nas Escolas, de Ijuí, no Rio Grande do Sul. São formas simples e diárias de educação, neste caso através da escrita, que tomam grandes proporções. E que serão a base para adultos mais responsáveis e preocupados com o planeta no futuro.

É através da educação, das boas práticas e de um pensamento sustentável que educadores podem detectar os pequenos hábitos a serem mudados e grandes ideias a serem alimentadas. Pois, são estes pequenos detalhes, como as mudanças de hábito no dia a dia, e a elaboração de pensamento crítico, que se transformarão na grande mudança que desejamos e precisamos a longo prazo.

Comentários Fechados.