Quais os tipos de vagas de emprego existem no ramo da energia solar?

14 abril 2022
Sem Comentários
541 Views

As vagas de emprego no mercado da energia solar são bem diversificadas. Com inúmeros clientes querendo contar com projetos fotovoltaicos em sua casa/empresa, é indispensável ter bons funcionários trabalhando para as empresas.

Além disso, se dedicar e se aperfeiçoar para trabalhar no ramo da energia fotovoltaica, pode ser uma ótima ideia para a sua carreira. Pois, a tendência com o crescimento frequente da área, é que mais e mais profissionais tenham que ser contratados.

Um levantamento feito pela Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), aponta que em 2021, 153 mil pessoas foram contratadas em todo o Brasil. Isso foi um aumento de 65% em relação aos números obtidos em 2020.

Quais os tipos de vagas de emprego existem no ramo da energia solar?

O ramo da energia solar é capaz de empregar pessoas com diferentes níveis de escolaridade e formação. Pois, diferentes tipos de profissionais precisam atuar neste processo, para que ele funcione adequadamente.

No entanto, é sempre importante tentar obter novos conhecimentos, para que possa ir galgando funções dentro de uma empresa. Por isso, buscar a qualificação profissional é algo básico, mas fundamental em qualquer área que se atue.

Oportunidades de empregos no setor de distribuição

A Cemacon e muitas outras empresas trabalham vendendo equipamentos e os instalando em casas/empresas. Para isso, é necessário contar com profissionais que tenham capacidade de organizar o estoque e separar os itens necessários para serem distribuídos.

Realizar a logística física ou em banco de dados é fundamental. Por isso, é necessário que haja uma série de profissionais envolvidos. Além disso, é claro, que é preciso uma coordenação muito grande entre as pessoas.

Ou seja, para atuar nesta área é preciso ser comunicativo, organizado, além de possuir certos conhecimentos específicos. Conhecimentos esses, que podem ser adquiridos com a prática ou mesmo com cursos especializados.

Oportunidades de empregos no setor de instalação

Um dos setores que mais conta com vagas de emprego é o da parte da instalação de energia solar. Esta área é fundamental, pois é preciso um cuidado extra na hora da instalação, para que o sistema funcione adequadamente.

Por isso, contar com profissionais preparados e qualificados é fundamental. Existem diversos cursos, que formam profissionais para atuar nesta área. A Cemacon, por exemplo, sempre busca contratar os melhores profissionais.

Como a Cemacon vende a solução completa para os seus clientes, a empresa é responsável pela instalação do sistema de energia solar. Então, é neste momento, que o profissional que for contratado para fazer a instalação irá atuar.

Oportunidades de empregos no setor de vendas

Outra área vital para o funcionamento de sistemas fotovoltaicos é a de projetos. Neste setor existe a necessidade de contar com profissionais com um bom nível de conhecimento de informática.

O ideal seria contar com engenheiros formados. Contudo, a depender da capacidade individual do profissional, pessoas com formação menor ou incompleta também podem atuar. Pois, nem sempre se mede a capacidade profissional de alguém pela sua formação.

Além disso, é indicado que o profissional que deseje atuar nesta área, faça algum curso de especialização. É possível encontrar esse tipo de conteúdo em diversos locais, inclusive na internet. Por exemplo, o Portal Solar oferece esse tipo de curso.

Qual a melhor empresa da Região Noroeste que trabalha com energia solar?

A Cemacon é a maior e melhor empresa da Região Noroeste, quando o assunto é energia fotovoltaica. Nossa sede fica na Avenida Tuparendi, 1660, no centro de Santa Rosa. Uma forma de fazer contato com a empresa é ligar para (55) 3512-6006 ou (55) 3512-0006.

Outra maneira de fazer contato conosco é através do e-mail “vendas@cemacon.com.br”. Se preferir ligar ou contatar pelo WhatsApp utilize o número: (55) 98172-0109.

Nossas redes sociais Instagram, Facebook e LinkedIn contam com conteúdos exclusivos produzidos pela Cemacon, para os seus clientes e colaboradores.