Energia solar dispara no Brasil e deve ter aumento de 50% até fim de 2022

5 abril 2022
Sem Comentários
251 Views

Os brasileiros têm percebido a economia que podem fazer com a energia solar e isso tem impactado positivamente o país. Segundo a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), a energia fotovoltaica chegou a marca 10GW instalados no Brasil.

Em apenas 67 dias, o Brasil conseguiu aumentar em 1GW a potência gerada através de painéis solares. Isso acabou sendo um recorde impressionante, que demonstra o crescimento da mesma no país. A CNN Brasil entrou em contato com o presidente da ABGD e obteve uma declaração oficial.

“O intervalo foi maior que o percorrido para alcançar o gigawatt anterior (9GW). Levando em conta que o primeiro trimestre sempre é impactado por feriados e funciona como um período de tomada de decisão para novos projetos, reafirmamos que 2022 será um ano de aceleração sem precedentes do crescimento da geração distribuída”, afirmou Guilherme Chrispim, presidente da ABGD, à CNN.

O Brasil havia chegado na marca de 9GW no dia 21 de janeiro. Mas, em pouco tempo, já passou para a marca de 10GW. Ou seja, isso demonstra um crescimento vertiginoso.

Além disso, o Brasil deverá chegar a impressionante marca de 15 GW ao fim de 2022. Ou seja, um aumento de 50% em relação a atual produção de energia fotovoltaica. Ao menos, essa é a previsão feita pelo presidente da ABGD.

“O setor está no ano da corrida ao sol. Com o novo marco legal, há uma antecipação de projetos para garantir um melhor resultado do investimento na geração própria de energia até 2045, já que a lei prevê esse benefício para quem ingressar no sistema de compensação até 6 de janeiro de 2023”, disse Guilherme Chrispim, presidente da ABGD, à CNN.

Energia solar dispara no Brasil e deve ter aumento de 50% até fim de 2022

Mesmo com as novas taxas que podem ser implementadas, o crescimento deve continuar a ocorrer. Pois, as tarifas não irão fazer com que a energia solar deixe de ser atrativa.

Atualmente, o Brasil conta com 1,17 milhão de conexões de geração distribuída. A maior parte destas conexões são de geração solar, mas é claro que existem outras possibilidades.

As conexões de geração distribuída se dividem em diferentes classes de consumidores. A residencial representa 43,6%, a comercial é de 33,2%, a rural 13,9% e a industrial representa 7,9%.

O que chama atenção é a pouca utilização da energia na área industrial. Pois, as empresas podem ter grandes benefícios com esse tipo de produção de energia. Já que sua conta de luz é alta, logo a economia será elevada, também.

No Brasil, 97,7% da energia distribuída é solar. Os outros métodos de produzir energia não são muito utilizados. A termelétrica representa 1,2%, enquanto a hidrelétrica representa 0,87% e a eólica representa 0,18%.

Como faço para instalar a energia fotovoltaica na minha propriedade?

Na Cemacon, o cliente consegue contar com os melhores engenheiros, que serão capazes de fazer o melhor projeto para sua casa/empresa. Por isso, deixe de pagar altos valores de conta de energia e entre em contato conosco para aproveitar as maravilhas da energia solar.

A Cemacon é a maior e melhor empresa da Região Noroeste, quando o assunto é energia fotovoltaica. Nossa sede fica na Avenida Tuparendi, 1660, no centro de Santa Rosa. Mas, caso não queira se deslocar até a empresa, pode utilizar o seu telefone e ligar para (55) 3512-6006 ou (55) 3512-0006.

Outra forma de fazer contato conosco, é através do e-mail “vendas@cemacon.com.br”. Se preferir ligar ou contatar pelo WhatsApp utilize o número: (55) 98172-0109. Fale com nossos atendentes e receba um atendimento personalizado.

Nossas redes sociais Instagram, Facebook e LinkedIn contam com conteúdos exclusivos produzidos pela Cemacon, para os seus clientes e colaboradores.