Dia Mundial da Água – A importância do consumo sustentável

By admin
22 março 2018
Sem Comentários
933 Views

A Organização das Nações Unidas (ONU) criou no dia 22 de março de 1992 o Dia Mundial da Água. Em suma, a data foi idealizada para colocar em pauta as questões que envolvem os recursos hídricos. A água é um recurso renovável e ocupa aproximadamente 70% da superfície do planeta.

Entretanto, 97% é salgada e por isso imprópria para o consumo. Dos 3% de água doce, 2.5% estão presentes em geleiras. Segundo a United Nations Water, a maior parte dos 0.5% de água restante no mundo está em aquíferos subterrâneos. Porém, apenas 0,04% está disponível na superfície, distribuída em rios, lagos e mangues.

O Brasil é um dos países que mais dispõem de água doce, no entanto, a escassez historicamente causa impactos na região nordeste. Recentemente o Sudeste foi afetado e passou por racionamento. Na região Sul, a falta de chuvas interfere na produção agrícola e impacta diretamente a economia.

O consumo sustentável é uma das soluções para garantir que o recurso não se torne escasso. O sistema de aproveitamento de água da chuva, por exemplo, é uma excelente alternativa. A água da chuva é captada através de calhas que a direcionam para um filtro seletor. Depois que separar as impurezas, a água filtrada é direcionada para um reservatório de armazenamento.
Confira de que formas a água da chuva pode ser utilizada:
– Descargas de vasos sanitários;
– Lavagem de roupas;
– Irrigação hortas e jardins;
– Limpeza de automóveis e áreas externas;
– Reserva para uso emergencial, em casos de incêndio;
– Abastecimento de fontes e espelhos d’água.

De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) a água da chuva não pode ser ingerida, usada para banho ou no preparo de alimentos.

Comentários Fechados.