Dia Mundial da Água: está na hora de utilizar o recurso de forma sustentável

By admin
21 março 2017
Sem Comentários
991 Views
Dia Mundial da Água

Dia Mundial da Água: Recolha o recurso em dias de chuva

Todo ano, em 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água. A data foi designada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993 para discutir medidas para combater a crise da água. Não é por menos. Assim como ocorreu em São Paulo, em 2014, as mais recentes fortes estiagens que atingiram o Rio Grande do Sul, em 2005 e 2012, provocaram um sinal de alerta na população.

A aparente abundância de água no Estado, porém, camufla um perigo sempre à espreita. Conforme a Agência Nacional de Águas (ANA), o Rio Grande do Sul tem o segundo maior desequilíbrio crônico entre oferta e uso de recursos hídricos do país, só atrás do semiárido nordestino. Como se isso não bastasse, o RS ainda possui um considerável índice de desperdício de água, 37,2%. Para se ter uma ideia, o índice aceitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 15%.

Se pensarmos que apenas 2,5% da água disponível no mundo é doce e 0,007% desta parcela estão em locais acessíveis (segundo o World Resources Institute), o desafio de desenvolver técnicas de reaproveitamento de água e utilizá-la de forma consciente para garantir que não falte, é uma importante alternativa para resolver a crise hídrica no país.

Dia Mundial da Água: está na hora de utilizar o recurso de forma sustentável

Um dos projetos de sustentabilidade da Cemacon está relacionado ao aproveitamento da água da chuva. A opção é um sistema simples de captação da água com calhas que direcionam a água pluvial para um filtro seletor. Depois de separar as impurezas, a água filtrada é direcionada para um reservatório para o armazenamento. É possível aproveitar esta água em vasos sanitários, na lavanderia e em torneiras externas.

A quantidade de captação vai depender de alguns fatores, como o índice de chuva no local, o material de que é feito o telhado e a sua inclinação, e a eficiência do sistema de filtragem. Em Santa Rosa, por exemplo, a média anual é de 144mm/mês. Considerando as perdas de filtragem, em um telhado de 100m² e possível captar até 12 mil litros/mês.

Então, você se interessou em implantar um sistema de aproveitamento da água da chuva na sua casa ou empresa? Entre em contato com a gente. Realizamos projetos de viabilidade para todos os tipos de edificações. Chegou a hora de você ajudar a amenizar a crise hídrica e ainda economizar, utilizando a água de forma sustentável.

Comentários Fechados.