6 Dicas para economizar na conta de luz durante o inverno

By admin
23 junho 2020
Sem Comentários
2217 Views

Quando chega o inverno nossos hábitos mudam por conta da temperatura. As baixas nos termômetros trazem consigo a tendência de sairmos menos e passarmos mais tempo em nossos lares. Isso aumenta o tempo de uso dos eletrodomésticos e, consequentemente, aumenta o valor da nossa conta de luz. E quem sofre com isso é o nosso bolso. 

As contas de energia podem até assustar, mas existem formas de diminuir o consumo de eletricidade na sua casa. Confira 6 dicas simples e práticas para começar a economizar agora mesmo!

Fique atento ao chuveiro!

Quem não gosta de tomar um banho bem quentinho nos dias frios não é mesmo?! Porém, é importante ficar atento! Estima-se que o chuveiro elétrico seja responsável por cerca de 25% do consumo de energia elétrica de uma residência. Para se ter uma ideia, a potência média do eletrodoméstico é de 7.500W enquanto a potência média de um ar-condicionado de 12.000 BTUs é de 1.200W. Uma grande diferença, não é mesmo?

O alto consumo de energia faz com que o chuveiro seja um dos grandes vilões no aumento da conta de luz durante o inverno. A regulagem do chuveiro no modo inverno puxa mais energia e, além disso, os banhos nos dias frios costumam ser mais demorados, conjunto perfeito para o aumento do consumo de energia.

 Por isso, é importante ficar de olho na regulagem da temperatura do seu chuveiro e aos banhos extremamente demorados. 

Otimize sua máquina na hora de lavar a roupa

Outra forma de economizar é otimizar as lavagens de suas roupas utilizando a máquina de lavar com a capacidade máxima. Ligar a máquina para lavar poucas peças pode gerar um gasto energético maior do que o necessário ao final do mês. 

Na hora de lavar a roupa, preste atenção também nas especificações de lavagem de cada peça, na programação do modo de funcionamento da máquina e em como e quais os produtos de limpeza devem ser utilizados. Parece simples, mas isso evita que a máquina passe por etapas de lavagens desnecessárias, diminui a frequência das lavagens e consequentemente economiza tanto na conta de luz, como na conta de água. 

Decoração certa proporciona uma boa iluminação natural

Economize também facilitando a entrada de luz solar em sua casa. Se estiver construindo, opte por instalar janelas grandes e de vidro que proporcionem a entrada de bastante luz solar.

 Outro ponto da decoração, que garante maior claridade no interior da casa e o menor uso de energia elétrica, é pintar as paredes e tetos de cores claras. Pois a luminosidade reflete com maior intensidade em objetos de tons claros.

Para ter um conjunto completo de economia e iluminar sua casa durante a noite, quando a luz solar não está disponível, invista em lâmpadas de LED (Light Emitting Diode, ou Diodo Emissor de Luz). Este modelo proporciona até 80% de economia em energia comparada as lâmpadas tradicionais. Além disso, possui maior durabilidade, podendo chegar entre 15 mil à 45 mil horas de uso, o que representa aproximadamente 10 anos de vida útil, enquanto outros modelos, como a lâmpada incandescente, duram apenas de 1 mil a 7 mil horas, o que representa apenas 1 ano e 6 meses. 

Mantenha seu ar-condicionado na temperatura ideal

Escolher com atenção o ar-condicionado que você irá instalar é um passo fundamental para a economia. Algumas dicas na hora da compra são: escolha modelos que tenham o selo Procel de Economia de Energia, opte por modelos que possuam recursos de programação de Timer e Sleep, prefira aparelhos com a potência adequada para o ambiente fazendo o cálculo de BTUs necessários para o espaço e que tenham a disponibilidade da função inverter, pois são mais econômicos. 

Outra forma de economizar com este eletrodoméstico é mantê-lo entre as temperaturas 23° C e 26° C. Deixar o termostato do ar-condicionado muito alto vai consumir mais energia do que o necessário. Mantenha as portas e janelas bem fechadas para evitar a entrada de ar externo e limpe com frequência o filtro do aparelho. 

Regule o termostato da geladeira

Para aliar um bom funcionamento do refrigerador a economia durante os dias mais frios, você pode manter o termostato do eletrodoméstico a uma temperatura média ou, até mesmo, baixa, mesmo que a geladeira esteja cheia. Com a temperatura ambiente mais baixa, os alimentos  têm uma maior capacidade de conservação.

É importante também verificar sempre o estado das borrachas de vedação, para que a temperatura interna do eletrodoméstico não diminua por conta do ressecamento ou furos no material. Além disso, descongele e faça a limpeza da geladeira regularmente.

Invista em um sistema de energia fotovoltaico

Para finalizar, a dica que proporciona a maior economia de eletricidade: invista na instalação de um sistema de energia fotovoltaico. 

Com a geração de energia através das placas solares, você economiza, já no primeiro mês, até 90% na conta de luz. A instalação do sistema é simples e, como se utiliza de uma fonte inesgotável na geração de energia, a luz solar, tem a capacidade de chegar aos lugares mais remotos e de difícil acesso, onde a concessionária muitas vezes não chega. 

Além disso, oferece um baixo custo comparado ao seu tempo de vida útil, que é de aproximadamente 25 anos, possui um baixo valor para manutenção e reduz o impacto ambiental.

Solicite um orçamento com a Cemacon. Nós vamos até a sua residência, empresa ou propriedade e realizamos um orçamento sem compromisso e personalizado de acordo com a necessidade do local. Também disponibilizamos um relatório com uma estimativa da economia que você terá instalando o sistema. 

Estas são dicas simples e práticas que você pode começar a colocar em prática imediatamente. Gostou?! Deixe o seu comentário!

A Cemacon é pioneira em instalações do Sistema Fotovoltaico no Rio Grande do Sul, e oferece soluções sustentáveis para geração de energia. Além da economia que irá fazer muito bem para o bolso, os painéis fotovoltaicos são promotores da sustentabilidade. 

Para ter mais informações sobre economia de energia, energia solar, sustentabilidade e energia renovável, acompanhe o nosso blog e nos siga nas redes sociais. 

Comentários Fechados.