Perguntas Frequentes sobre Energia Solar Fotovoltaica

13 abril 2022
Sem Comentários
342 Views

Nesta matéria, iremos esclarecer algumas questões sobre a Energia Solar Fotovoltaica. Os clientes sempre possuem muitas dúvidas quanto a esse assunto. Por isso, tentaremos esclarecer a maioria delas de maneira bastante sucinta.

Como funciona o sistema de geração de energia solar fotovoltaica?

Uma das principais dúvidas dos clientes, é como funciona o sistema de geração de energia solar fotovoltaica. Realmente para quem não sabe os processos minuciosos parece até mágica.

Entretanto, a forma mais simples de explicar é que o painel fotovoltaico auxiliado por outros aparelhos, é capaz de captar os raios solares. Então, o transforma em energia elétrica, para abastecer a sua casa, empresa ou qualquer outro lugar que deseje.

Quanto custa um sistema fotovoltaico?

Esta é uma pergunta que é muito feita, mas que não há como responder com facilidade. É preciso que seja feito um orçamento para que uma resposta possa ser dada.

Entretanto, fazer um orçamento pela Cemacon é bastante simples. Basta utilizar o site da empresa para solicitar um orçamento sem custos.

O sistema fotovoltaico continua funcionando quando acaba a luz?

A resposta depende do sistema que você utiliza em sua casa/empresa. Caso o seu sistema seja on grid, ou seja, conectado à rede elétrica da concessionária, a resposta é não.

Pois, a sua geração solar é encerrada quando acaba a luz. O objetivo é evitar acidentes quando os profissionais forem mexer na rede elétrica.

Entretanto, se o seu sistema for off grid, ou seja, não for ligada a rede, a queda de luz não interfere. Dessa forma, o sistema iria continuar funcionando normalmente.

O que acontece se houver racionamento de energia?

Por vezes, o governo estabelece o racionamento de energia devido à crise na produção. Neste caso, quem ultrapassa certo limite acaba pagando multa.

No entanto, a geração de energia solar pode ser uma forma de burlar isso. Pois, o consumidor está consumindo a energia que ele mesmo produziu, o que lhe permitiria gastar mais sem ser multado.

É possível ligar só aparelhos específicos na geração solar?

Não exatamente, o sistema de energia solar é instalado de forma para abastecer toda a casa/empresa. Neste caso, tudo que estiver na tomada está sendo alimentado.

Todavia, é possível dimensionar um sistema para só gerar o suficiente para compensar o gasto de um ar-condicionado, por exemplo. Ou outro aparelho que tenha um grande consumo de energia.

O sistema de energia solar fotovoltaica funciona de noite?

Infelizmente, a energia solar não é produzida durante a noite. Neste período, a casa do consumidor é abastecida pela energia da concessionária.

Entretanto, como durante o dia muita energia acaba não sendo consumida, o consumidor recebe créditos de energia. O que permite a ele consumir certa quantia à noite sem ter gastos.

É possível não pagar nada de energia à concessionária usando os painéis solares?

Não, todos os consumidores são obrigados a pagar pela disponibilidade da rede elétrica. Contudo, esse valor que o consumidor é obrigado a pagar, é de cerca de 5% do valor da conta mensal de luz.

Então, ainda assim, é possível obter um desconto de cerca de 95% na sua conta de luz. Dessa forma, o cliente consegue fazer uma excelente economia.

Quanto tempo dura um sistema de geração de energia solar fotovoltaica?

A durabilidade de um sistema fotovoltaico irá variar de caso a caso. Porém, em média, os módulos solares duram em média 25 anos, enquanto o inversor solar tem um tempo de vida médio de 15 anos.

Todavia, é possível que esses aparelhos durem mais ou menos, isso dependerá das circunstâncias do ambiente e do cuidado com a manutenção do sistema. Por isso, é importante ter o acompanhamento de uma empresa confiável como a Cemacon.

É muito caro fazer a manutenção de um sistema fotovoltaico?

A manutenção do sistema fotovoltaico não necessita que o cliente disponha de grandes recursos. Em média, anualmente, são gastos cerca de 0,5% do que foi pago pela aquisição do projeto, em manutenção.

Energia Solar Fotovoltaica: O que acontece se chover granizo?

Os painéis fotovoltaicos são resistentes ao impacto de granizo, por exemplo. Pois, são fabricados com um tipo especial de vidro temperado. Dessa forma, não é qualquer impacto que irá comprometê-lo. Garantindo assim maior segurança para o sistema.

Quanto tempo leva para um sistema fotovoltaico pagar-se?

A média brasileira para um sistema de energia fotovoltaica se pagar é de 4 ou 5 anos. Ou seja, entre 48 e 60 meses. Levando em conta, que o inversor que é a peça com a menor vida útil, possui 15 anos de funcionamento mínimo, o lucro é evidente.

Pois, serão cerca de 10 anos só economizando, após o seu investimento inicial ser ressarcido. Dessa forma, o sistema fotovoltaico da Cemacon é um grande negócio.

Qual a potência dos módulos solares que precisam ser instalados em minha casa/empresa?

Essa é uma pergunta que para ser respondida irá depender do cliente. Pois, é necessário saber o quanto de energia, que o consumidor gasta ao longo do seu mês.

Por isso, a forma mais simples de obter essa resposta, é entrando em contato com a Cemacon e solicitando o seu orçamento, através deste link.

O sistema fotovoltaico gera barulho?

Não, o sistema de energia fotovoltaico não gera barulho/ruído. Ele é silencioso, pois não depende de processos mecânicos para gerar energia. São processos fotoquímicos os responsáveis pela geração da mesma.

É possível vender o excesso de energia produzida para a concessionária?

Não, caso seja injetado na rede mais energia do que foi consumida, isso se transformará em crédito de energia. Com isso será possível descontar da sua conta de luz o valor extra que produziu, obtendo assim uma economia. Mas, você não será pago monetariamente se produzir muito mais que consumiu.

É possível instalar um sistema de energia solar fotovoltaica tendo um apartamento?

Para quem mora em um prédio de apartamentos, também é possível ter um sistema de energia solar. Caso seja o dono do prédio, poderá instalar um sistema de energia fotovoltaica em cima do mesmo.

Outra opção para que esse tipo de instalação fosse feita, é se todos os inquilinos aceitassem e se propusessem a pagar. Mas, existe outra medida para reduzir sua conta de luz, com a energia solar morando em um prédio.

Trata-se do crédito de energia. Em suma, você iria produzir energia em alguma outra localidade, como uma fazenda e usar essa energia produzida para descontar da sua conta de luz.

Os módulos fotovoltaicos são recicláveis?

Em suma, vidro, alumínio e silício purificado compõem os painéis fotovoltaicos. Levando em conta que todos esses materiais são recicláveis, é possível dizer que os módulos fotovoltaicos são recicláveis.

Existem pesquisas que apontam que até 97% do material utilizado nas placas solares podem ser reutilizados. Dessa forma, esses equipamentos não causam problemas ao meio ambiente, mesmo após não estar mais funcionando.

Como faço para instalar a energia solar fotovoltaica?

Na Cemacon, o cliente consegue contar com os melhores engenheiros, que serão capazes de fazer o melhor projeto para sua casa/empresa. Por isso, deixe de pagar altos valores de conta de energia e entre em contato conosco para aproveitar as maravilhas da energia solar.

A Cemacon é a maior e melhor empresa da Região Noroeste, quando o assunto é energia fotovoltaica. Nossa sede fica na Avenida Tuparendi, 1660, no centro de Santa Rosa. Mas, caso não queira se deslocar até a empresa, pode utilizar o seu telefone e ligar para (55) 3512-6006 ou (55) 3512-0006.

Outra forma de fazer contato é através do e-mail “vendas@cemacon.com.br”. Se preferir ligar ou contatar pelo WhatsApp a Cemacon, utilize o número: (55) 98172-0109. Fale com nossos atendentes e receba um atendimento personalizado.

Nossas redes sociais Instagram, Facebook e LinkedIn contam com conteúdos exclusivos produzidos pela Cemacon, para os seus clientes e colaboradores.