energia solar flutuante

Você já ouviu falar sobre energia solar flutuante?

21 abril 2022
Sem Comentários
439 Views

Uma das novas tecnologias que vem tomando o mercado mundial é a energia solar flutuante. Trata-se de instalar painéis fotovoltaicos em território aquático. Isso é possível devido às novas tecnologias que chegaram no mercado.

Afinal, misturar energia elétrica com água é sempre perigoso. Mas, com uma tecnologia de ponta envolvida, esses projetos têm conquistado o mercado mundial.

Pois, acabam ocupando um espaço que não teria como ser aproveitado por construções. Um dos países que está investindo nesta tecnologia é Portugal.

O país europeu na última segunda (5) abriu um leilão de energia solar flutuante. As empresas que venceram a disputa foram: EDP, Voltalia e Endesa. Ao todo, foram contratadas 183 MW de energia.

O lote adquirido pela EDP vai permitir que seja instalado 154 MW de energia renovável. Além da instalação de energia solar, será investido também na energia eólica. Pois, essa será uma geração híbrida.

Segundo o governo português, esse leilão foi um grande sucesso. Além disso, isso demonstra o crescimento relevante da energia solar flutuante no mundo.

A grande vantagem deste tipo de geração é a área ocupada. Países com pouco território disponível, podem aproveitar grandes extensões de água para gerar energia. Além disso, eles podem ser instalados nos reservatórios das hidrelétricas, aumentando a geração local, sem ocupar outra área.

Qual o maior projeto de energia solar flutuante do mundo?

Segundo o Portal Solar, o projeto Wenzhou Taihan, com 550 MW, é o maior do mundo quando o assunto é energia solar flutuante. Ao todo, esse projeto conta 1,4 milhão de módulos fotovoltaicos, eles cobrem uma área de 4,7 km².

Com isso, eles são capazes de gerar energia suficiente para atender cerca de 130 mil residências. Ou seja, é um projeto colossal, que serve de referência para todo o mundo.

No entanto, esse projeto é extraordinário. Pois, além de gerar uma quantidade absurda de energia, ainda foi projetado com outro intuito. Afinal, ele foi feito em um local de piscicultura.

Além de gerar energia, o projeto Wenzhou Taihan ajuda a regular a temperatura e a quantidade de oxigênio na água. Tudo isso com o intuito de torná-la mais adequada para a criação de peixes.

O Brasil tem um grande potencial nesta área

O território brasileiro, como a maioria sabe, é um dos mais ricos do mundo quando o assunto é água. Logo, sua capacidade de produção de energia através deste modelo de geração é gigantesca.

Entretanto, no Brasil, essa tecnologia ainda está engatinhando. Afinal, é preciso muito estudo para que a mesma seja posta em prática.

O primeiro projeto neste sentido foi implementado pela Companhia Hidrelétrica do Rio São Francisco (Chesf), que faz parte do grupo Eletrobrás. Foi criada uma usina de módulos solares flutuantes de 10 mil m². A instalação foi feita na hidrelétrica de Sobradinho, interior da Bahia.

No entanto, outros projetos ainda estão em fase de desenvolvimento no Brasil. A Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE) pretende instalar uma usina fotovoltaica flutuante na represa Billings, em São Paulo. E a melhor parte, com módulos produzidos no Brasil. Ou seja, ainda há muito o que esse tipo de projeto crescer no nosso país.

Onde encontrar alguém para fazer um projeto de energia solar?

A Cemacon é a maior e melhor empresa da Região Noroeste, quando o assunto é energia fotovoltaica. Nossa sede fica na Avenida Tuparendi, 1660, no centro de Santa Rosa. Mas, caso não queira se deslocar até a empresa, pode utilizar o seu telefone e ligar para (55) 3512-6006 ou (55) 3512-0006. Fale com nossos atendentes e receba um atendimento personalizado.

Outra forma de fazer contato é através do e-mail “vendas@cemacon.com.br”. Se preferir ligar ou contatar pelo WhatsApp a Cemacon, utilize o número: (55) 98172-0109.

Em nossas redes sociais como Instagram, Facebook e LinkedIn é possível encontrar conteúdos exclusivos produzidos pela Cemacon para os seus clientes e colaboradores.