Geração de energia fotovoltaica gera barulho/ruído?

3 abril 2022
Sem Comentários
1413 Views

Muitas pessoas têm dúvida se painéis fotovoltaicos geram ou não ruídos. Essa é uma questão interessante, mas bastante simples de se responder. A produção de energia fotovoltaica não gera nem barulho e muito menos ruído.

Em suma, os módulos fotovoltaicos não precisam de processos mecânicos, para a produção de energia ocorrer. Esse é o motivo pelo qual os mesmos não emitem nenhum tipo de som.

Ou seja, esse é um modelo de geração de energia totalmente silencioso. O que vai lhe permitir não ser incomodado com barulhos ou ruídos irritantes ao longo do seu dia.

Entretanto, como essa produção acontece sem gerar barulho? O processo é bastante simples, a energia é gerada através de um processo chamado de fotoemissão.

Ele acontece no interior das células fotovoltaicas, que estão instaladas dentro dos módulos fotovoltaicos. Ou seja, é um processo minucioso, que lhe ajuda a economizar, preservar o meio-ambiente e não ter incômodos.

O que acontece se produzir mais energia fotovoltaica do que consumir?

Para ser feito o controle de quanta energia a rede elétrica está mandando para sua casa/empresa e o quanto está recebendo, existe um medidor bidirecional. Este aparelho realiza a leitura da energia, que é consumida da rede elétrica e o quanto é injetado da sua energia fotovoltaica.

No entanto, caso esteja produzindo mais energia do que consumindo, o consumidor recebe algo chamado de “crédito de energia”. Isso nada mais é do que um número, que pode ser compensado pela concessionária de energia sem custos.

Ou seja, no dia em que consumir mais do que produzir, o seu crédito será descontado. Essa é uma forma do consumidor não ser lesado e claro, é uma das formas que permite o dono de uma geração fotovoltaica ser compensado financeiramente.

Os créditos de energia podem ser consumidos dentro de 60 meses (5 anos). Dentro desse período, é possível consumir uma certa quantidade de energia sem ser cobrado pela mesma.

Vamos, agora, dar um exemplo simples de como é possível ganhar créditos de energia. Caso no fim do mês, o consumidor tenha gastado 700 kWh e tenha injetado na rede 800 kWh, ele terá 100 kWh de crédito de energia excedente. Neste caso, no próximo mês, o consumidor poderia gastar 100 kWh a mais do que gerou, sem ser cobrado, por isso.

Porque a energia gerada pelo inversor não bate com o medidor?

Um dos assuntos que mais geram polêmica é o quanto de energia foi gerada ao longo do mês pelo sistema fotovoltaico. A grande questão é que na maioria dos casos, o valor que é apresentado pelo inversor não corresponde com o que é apresentado no medidor.

No entanto, essa é uma questão bastante simples. Pois, o medidor bidirecional instalado pela concessionária registra apenas a energia que chega até a rede. Contudo, boa parte do que é produzido pelo inversor acaba sendo consumido na própria casa/empresa do indivíduo. Por isso, o mesmo acaba não sendo contabilizado.

Contudo, essa é uma dúvida natural. Mas, mesmo os valores não correspondendo, à produção de energia fotovoltaica está adequada.

Onde contratar uma empresa para contar com energia solar?

A Cemacon é a maior e melhor empresa da Região Noroeste, quando o assunto é energia fotovoltaica. Nossa sede fica na Avenida Tuparendi, 1660, no centro de Santa Rosa. Mas, se preferir pode utilizar o seu telefone e ligar para (55) 3512-6006 ou (55) 3512-0006. Fale com nossos atendentes e receba um atendimento personalizado.

Aproveite os nossos produtos e instale um gerador fotovoltaico em sua casa/empresa. Dessa forma, você poderá fazer a diferença para o mundo, optando por uma energia não poluente. Venha fazer parte do futuro e garanta uma vida melhor para seus filhos e netos.

Outra forma de fazer contato é através do e-mail “vendas@cemacon.com.br”. Se preferir ligar ou contatar pelo WhatsApp a Cemacon, utilize o número: (55) 98172-0109.

Em nossas redes sociais como Instagram, Facebook e LinkedIn é possível encontrar conteúdos exclusivos produzidos pela Cemacon para os seus clientes e colaboradores.