irrigação com energia solar?

Já pensou em automatizar sua irrigação com energia solar?

18 abril 2022
Sem Comentários
528 Views

Conforme a energia fotovoltaica está se popularizando, novos projetos criativos vem surgindo. Um dos problemas de muitos consumidores na área rural é quanto a irrigação, pois a mesma precisa ser alimentada com energia elétrica, mas por vezes a rede elétrica não chega nestes locais. Contudo, porque não usar a energia solar para alimentar esses irrigadores?

Como o agronegócio tem crescido cada vez mais no Brasil, encontrar soluções para essa área é o objetivo de todas as empresas. Afinal, boa parte dos recursos financeiros que giram no Brasil, são oriundos desse ramo.

Sendo um dos principais setores do mercado brasileiro, ele investe em novas tecnologias constantemente. Inclusive, o ramo do agronegócio é um dos setores entusiastas em relação às energias alternativas.

Segundo a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), o Brasil tem 9,96 GW de potência instalada de Geração Distribuída Solar. Sendo que cerca de 14% dessa potência está instalada nas propriedades rurais, estima-se que isso corresponde a cerca de 1,35 GW.

Automatize a sua irrigação com energia solar?

O setor do agronegócio é um dos principais investidores em energias alternativas. Pois, nem sempre a rede elétrica chega até os locais, que necessitam de eletricidade em suas fazendas. Contudo, sendo a energia solar a mais eficiente, costuma ser a melhor alternativa para a maioria dos casos.

Entretanto, uma questão complicada é a irrigação. Pois, costuma se estender por grandes lavouras e precisam ser alimentadas por energia. Dessa forma, a energia solar fotovoltaica pode contribuir para isso.

Com energia fotovoltaica é possível fazer um sistema isolado, que sirva unicamente para abastecer a sua irrigação. Esse sistema poderia ser feito de diferentes formas, por exemplo, com ou sem armazenamento de energia.

Se houver armazenamento de energia, é possível que a irrigação seja ativada mesmo em momentos em que não houver geração de energia. Mas, na maioria dos casos em que não há produção de energia, acaba não havendo necessidade da irrigação funcionar.

Em relação a utilizar ou não baterias, isso irá depender da necessidade do cliente. Além de sua capacidade financeira, afinal as baterias acabam encarecendo o projeto e nem todos querem investir grandes quantidades de dinheiro em um projeto fotovoltaico.

Onde encontrar alguém para fazer um projeto de irrigação com energia solar?

Na Cemacon, o cliente consegue contratar os melhores engenheiros, que serão capazes de fazer o melhor projeto para sua lavoura. Dessa forma, você poderá contar com um sistema de irrigação com energia solar.

A Cemacon é a maior e melhor empresa da Região Noroeste, quando o assunto é energia fotovoltaica. Nossa sede fica na Avenida Tuparendi, 1660, no centro de Santa Rosa. Mas, caso não queira se deslocar até a empresa, pode utilizar o seu telefone e ligar para (55) 3512-6006 ou (55) 3512-0006. Fale com nossos atendentes e receba um atendimento personalizado.

Outra forma de fazer contato é através do e-mail “vendas@cemacon.com.br”. Se preferir ligar ou contatar pelo WhatsApp a Cemacon, utilize o número: (55) 98172-0109.

Em nossas redes sociais como Instagram, Facebook e LinkedIn é possível encontrar conteúdos exclusivos produzidos pela Cemacon para os seus clientes e colaboradores.