Qual a melhor direção para se instalar um painel solar fotovoltaico?

15 abril 2022
Sem Comentários
354 Views

Hoje vamos falar sobre a direção ideal para que seu painel solar fotovoltaico seja direcionado. Essa é uma questão importante para que o rendimento do mesmo seja o maior possível.

No entanto, vale destacar que nem sempre é possível instalar com essa inclinação. Contudo, existem maneiras de burlar isso e manter boa parte da efetividade da geração de energia.

Qual a melhor direção para se instalar um painel solar fotovoltaico?

Para nós moradores do Brasil, a melhor direção para se posicionar um painel solar fotovoltaico é o Norte. Isso devido ao fato do nosso país ficar no hemisfério sul.

Como o sol nasce no Leste, ao longo do dia, ele vai se inclinando na direção Norte e acaba se pondo no Oeste. Essa inclinação no sentido norte garante que durante o dia, painéis instalados na direção norte tenham uma maior exposição ao sol.

Dessa forma, quanto mais exposto aos raios solares, mais energia será produzida. Garantido assim, uma grande economia na sua conta de luz.

Quando não vale a pena instalar painéis na direção norte?

Existem fatos que fazem com que a instalação dos painéis na direção norte não seja viável. Por exemplo, objetos que possam gerar sombra sobre os módulos fotovoltaicos.

Neste caso, é indicado que seja calculada outra inclinação para a instalação dos módulos. Para isso, a Cemacon conta com profissionais dedicados e conhecedores, além de softwares, que ajudam os mesmos a projetar a posição das sombras ao longo do dia.

É claro que ao depender da sombra é possível que a mesma seja removida. Por exemplo, árvores podem ser podadas ou cortadas integralmente, a depender da sua espécie.

Porém, árvores nativas e protegidas por lei não podem ser removidas do local sem autorização prévia de órgãos responsáveis. Contudo, em casas/empresas, a maioria das pessoas tem apenas árvores frutíferas.

Porque se instala painéis solares nos telhados?

Além de colocá-los na direção correta, os painéis solares precisam ser expostos à luz solar ao longo de todo o dia. Por isso, é normal que os mesmos sejam instalados nos telhados.

Como as casas/empresas possuem certa altura, é menor a possibilidade de os painéis acabarem sendo atingidos por sombras. Entretanto, a depender da situação, é possível instalar os mesmos no chão.

Entretanto, é necessário estar em um ambiente bem posicionado. Para que mesmo estando no chão, não seja alvo de inúmeras sombras, que possam afetar a sua geração ao longo do dia.

Casas estão sendo construídas levando essa direção em consideração

Atualmente, a energia solar tem se popularizado mais e mais. Por isso, muitas das casas têm sido construídas levando em consideração, a direção ideal para os painéis solares serem instalados.

Afinal, dessa forma, o cliente desde o início da construção da sua casa já está economizando com a conta de luz. O que vai ajudá-lo muito ao longo dos anos a economizar.

Como faço para instalar um projeto que usa painel fotovoltaico na minha propriedade?

Na Cemacon, o cliente consegue contar com os melhores engenheiros, que serão capazes de fazer o melhor projeto para sua casa/empresa. Por isso, deixe de pagar altos valores de conta de energia e entre em contato conosco para aproveitar as maravilhas da energia solar.

A Cemacon é a maior e melhor empresa da Região Noroeste, quando o assunto é energia fotovoltaica. Nossa sede fica na Avenida Tuparendi, 1660, no centro de Santa Rosa. Mas, caso não queira se deslocar até a empresa, pode utilizar o seu telefone e ligar para (55) 3512-6006 ou (55) 3512-0006.

Outra forma de fazer contato conosco, é através do e-mail “vendas@cemacon.com.br”. Se preferir ligar ou contatar pelo WhatsApp utilize o número: (55) 98172-0109. Fale com nossos atendentes e receba um atendimento personalizado.

Nossas redes sociais Instagram, Facebook e LinkedIn contam com conteúdos exclusivos produzidos pela Cemacon, para os seus clientes e colaboradores.