Segurança energética: os caminhos para uma energia segura e sustentável

By admin
31 agosto 2018
Sem Comentários
1581 Views

Você já deve ter ouvido falar sobre os riscos de apagões no país, certo? A falta de energia é um assunto que preocupa muita gente. O Brasil possui mais de 70% da sua rede elétrica ligada diretamente à rede hídrica. Por isso, a diminuição do nível de chuva faz com que o risco de que o país fique sem luz seja cada vez maior. Neste cenário, estados do norte e nordeste do Brasil ficam sob ameaças constantes. Pois, as chuvas são menores entre agosto e janeiro. Por isso, colocam em cheque a segurança energética do país.

A estabilidade de redes hidrelétricas é dependente não só de fatores climáticos, como as chuvas. Mas, também do próprio crescimento do país e das demandas de energia que todo desenvolvimento necessita. A fonte hidrelétrica de energia, embora seja renovável, causa impacto ambiental e social por conta das barragens. Entretanto, a depender da rede hidrelétrica é ficar à mercê de uma crise hídrica que pode acontecer a qualquer momento. Isso, sem contar o aumento da taxa de luz elétrica quando as chuvas são escassas.

Aliado a esse fato, o sistema de geração de energia das grandes hidrelétricas depende muito das linhas de transmissão das ruas. Falhas nesse sistema ou até questões climáticas, como chuvas e quedas de árvores em os fios de alta tensão, podem acarretar perdas de até 20% da entrega de energia.

Segurança energética: os caminhos para uma energia segura e sustentável

Se pensarmos no atual sistema convencional ao qual somos acostumados e as consequências de utilizá-lo, o investimento em uma rede que se autossustenta pela utilização de baterias se torna uma ótima ideia e cada vez mais viável. Um sistema de energia através de baterias, como é o sistema fotovoltaico off-grid, é a garantia de segurança energética e estabilidade da rede para todos os tipos de empreendimentos.

Um sistema off-grid, ou sistema isolado, é caracterizado por não se conectar à rede elétrica. Por isso, a energia produzida neste tipo de geração é armazenada em baterias, e garantem o funcionamento do sistema em períodos com baixa incidência de luz solar, em dias nublados e até mesmo à noite. Durante o dia, quando a produção supera o consumo, as baterias se completam e armazenam energia que será útil em momentos com pouca ou nenhuma luz.

Para tentar reduzir a possibilidade de apagões e aumentar a produção de energia limpa no país, o Brasil carrega a meta de aumentar para 33% até 2030 a geração de energia através de fontes renováveis. Outras formas de produção energética como solar, eólica, biomassa, e também o etanol, são fontes mais seguras e sustentáveis. A medida brasileira ainda é pouco ambiciosa, contudo um bom começo.

Comentários Fechados.