Retrospectiva Cemacon: adeus 2018, olá 2019!

By admin
21 janeiro 2019
Sem Comentários
881 Views

Toda retrospectiva é um exercício. Agora a gente convida você a fazer ele conosco e pedimos também que acompanhe as prospecções da Cemacon feitas para esse novo ano que chegou. Vem com a gente!

Fazer uma retrospectiva é muito importante. Todos os anos trabalhamos em algo diferente para obtermos resultados diferentes e olhar para trás e analisar cada coisa que passou é um exercício. Mas não basta só olhar pelo retrovisor, é necessário prospectar o novo para que, ao final dele, todo o processo se repita.

Com a Cemacon esse processo não é diferente. Pois, tivemos um 2018 agitado, trouxemos novidades, apresentamos inovação, superamos desafios e obstáculos e agora nós já traçamos metas para o novo ano que chegou. Aqui você vai poder acompanhar a nossa entrevista feita com Betuel Brun Sauer e saber tudo sobre a nossa retrospectiva e o que esperar agora, em 2019.

Quais foram os diferenciais da Cemacon em 2018?

A Cemacon apresentou muitas novidades em 2018, principalmente dentro da Feira Nacional da Soja, a Fenasoja. Apresentamos ao público a situação dos novos sistemas off grid, que é um sistema isolado que não é conectado à rede elétrica, ou seja, ele se auto-sustenta através da utilização de baterias, que permitem o abastecimento de energia também em períodos sem sol.

Destacamos também a situação da eletromobilidade, que hoje já é uma realidade em muitos países do mundo, com a exposição do carro elétrico que nós trouxemos para Santa Rosa e ocupamos aqui.  

Nós buscamos também apresentar a situação de segurança energética e destacá-la como um ponto importantíssimo para nossa empresa. Esses foram os principais itens de inovação da Cemacon do ano passado e com certeza agora estamos na dianteira da instalação desse tipo de equipamentos, não só no Rio Grande do Sul, mas em todo o Brasil.

De todos os aprendizados, quais devem ser destacados?

Em suma o ano de 2018 nos mostrou que estamos no caminho certo com relação à seleção de nossos parceiros e no cuidado que temos ao desenvolver um projeto de geração de energia. Pois, principalmente o último item, leva em consideração o retorno de investimento para o cliente e nós sabemos que quando envolve dinheiro a situação é muito séria.

Mas o maior aprendizado que a gente pôde ter foi o de ver como a nossa equipe está toda comprometida em fazer melhor e que ela reconhece que esse comprometimento que precisamos ter na hora de realizar os estudos faz com que continuemos a oferecer ótimos produtos para os nossos clientes.

As metas foram cumpridas?

Nós ultrapassamos o número de 300 clientes homologados e com instalação fotovoltaica, mais de 2.500 projetos estudados e uma potência instalada de cerca de 2.5 MW, ou seja mais de 10 mil módulos fotovoltaicos, em cima de estruturas de solo ou de telhados, que podem gerar um valor considerável de redução nas contas de energia dos nossos clientes.

O que foi destaque em 2018 e o que os clientes podem esperar de novidades em 2019?

Como já falamos, a Fenasoja 2018 apresentou nossas novidades e destaques, e lá a gente inovou absurdamente. Nós trouxemos essa parte da segurança energética, da eletromobilidade, onde mostramos a questão dos carregadores de carro elétrico e o veículo em si, toda essa tecnologia que está sendo difundida no mundo, e, pra coroar, o nosso estande foi o primeiro da Feira autossuficiente em energia, sem estar conectado a rede da concessionária.

Para esse ano a gente tem a ideia de apresentar algumas parcerias fortes que estamos costurando. Estamos nos tornando EPC e representantes de uma grande marca internacional. Além disso, estamos montando parcerias com a China, Canadá e Estados Unidos, para aumentar o crescimento da empresa e para melhor desenvolver essas tecnologias. Por isso, novidades virão, sistemas tecnológicos novos, projetos diferenciados, e não só de geração fotovoltaica, mas também de outras fontes de energia renováveis que é onde a gente vai atuar daqui pra frente.

Quais foram, e como foram vencidos, os desafios de 2018?

O maior desafio que enfrentamos em 2018 foi o de superar as instabilidades. Os aumentos de custos que tivemos, que o mercado proporcionou, o aumento significativo da concorrência, mas, principalmente, o desafio da oscilação da economia. Muitos clientes postergaram os investimentos, porque o mercado, como um todo, estava desse jeito, todo mundo muito cauteloso, mas foi um desafio que a gente conseguiu vencer, e que nos mostrou a confiança que o cliente tem com a Cemacon.

O que os clientes devem esperar da Cemacon em 2019?

Nossos clientes podem esperar uma Cemacon cada vez mais comprometida, com mais seriedade, melhores produtos e novidades. Todo anos nós buscamos trazer inovação. A Cemacon completa 40 anos em 2019 e vamos dar uma cara nova para empresa a partir dos próximos meses. Uma alteração de marca, ideias, negócios. Com certeza este será um ano de muita inovação e de melhorias dentro da nossa empresa.

Qual é o desejo para clientes e colaboradores da Cemacon?

Nós gostaríamos de fazer um agradecimento aos nossos clientes, pela confiança adquirida e para todos os nossos colaboradores que se empenham a cada dia para aprender e melhorar.

A tecnologia com que trabalhamos, na área que a Cemacon atua hoje, muda e inova de maneira absurda. As demandas, a alteração de equipamentos, as coisas novas surgem em alta velocidade. A forma como trabalhamos, instalamos e como fazemos melhorias para acompanhar as mudanças é mais do que diária. Ela acontece basicamente de hora em hora, então a gente tem que agradecer a nossa equipe de colaboradores e a todos os nossos clientes que acreditam na Cemacon.

Para esse ano de 2019 a gente tem a certeza de querer crescer mais e melhor para atender todos vocês.

E aí, gostaram?

Agora que vocês descobriram o que aconteceu com a gente em 2018 e já ficaram por dentro do turbilhão de novidades que estão por vir, o que você acha de seguir acompanhando nosso trabalho aqui no blog e no Facebook? Dessa forma você receberá em primeira mão nossas atualizações e ainda pode tirar suas dúvidas conosco. É fácil e simples.

Comentários Fechados.