Como ocorre a economia do cliente através da energia solar?

13 maio 2022
Sem Comentários
263 Views

A RN482/12 da ANEEL é a responsável por estabelecer as regras para que o cliente seja compensado pela energia extra produzida. Quando o cliente injeta na rede da concessionária mais energia do que consumiu, isso gera créditos de energia.

Como o cliente não pode receber dinheiro da concessionária de energia, essa acaba sendo a melhor alternativa. Em suma, a energia solar funciona só quando tem sol, como o nome já diz.

Então, quando não há sol, o cliente está dependente da rede de energia. Ao fim do mês é feita uma contabilidade, de quanta energia foi injetada na rede e o quanto o cliente consumiu.

Com isso, o indivíduo acaba sendo compensado com descontos na sua conta de energia ao final do mês. Caso ao final do mês, o cliente tenha produzido mais do que consumiu, os créditos de energia ficam preservados.

É possível utilizar esses créditos de energia até 60 meses (5 anos), após sua produção. Depois disso, ele acaba vencendo e não poderá mais ser utilizado.

Não será em todos os meses que o consumidor irá produzir mais energia que consumirá. Por isso, os créditos de energia acabaram sendo úteis para o cliente, ao longo de sua jornada como produtor de energia solar.

Quem consegue economizar com créditos de energia solar?

Todos os consumidores cativos podem aderir ao crédito de compensação de energia solar. Mas, quem são os consumidores cativos? São todos aqueles que compram a sua energia diretamente com a distribuidora.

Sendo esse o caso da maioria dos clientes, quase todos podem usufruir deste benefício. Então, para as pessoas que têm condições de se beneficiar, é só contar a Cemacon e instalar o seu sistema de energia fotovoltaico.

Pois, a economia com esse sistema pode ser sentido já na primeira conta de luz, após a instalação. Por isso, não vai demorar muito para o seu investimento acabar sendo compensado.

Qual a potência pode ser instalada dentro dessas regras?

Para estar dentro dessa regulamentação, existe uma potência máxima que poderia ser instalada. Em suma, no máximo poderia ser instalado um sistema de até 5.000 kWp (cerca de 35.000 m² de módulos solares).

Ou seja, pode chegar à casa dos milhares de módulos solares, o que é o suficiente para suprir grandes empresas. Para grandes empresas/indústria o investimento inicial costuma ser alto, mas o retorno é bastante relevante.

Pois, possuem um maior gasto com energia, então a economia acaba sendo bastante relevante. No entanto, o consumidor comum também consegue uma bela economia, existem casos de até 95% da conta de luz ser economizada.

Infelizmente, não é possível zerar a mesma, devido ao fato de existir uma taxa mínima, que necessita ser paga. Em suma, é uma taxa de manutenção da rede elétrica, que a concessionária de energia cobra.

Como faço para instalar a energia solar na minha propriedade?

Na Cemacon, o cliente consegue contar com os melhores engenheiros, que serão capazes de fazer o melhor projeto para sua casa/empresa. Por isso, deixe de pagar altos valores de conta de energia e entre em contato conosco para aproveitar as maravilhas da energia solar.

A Cemacon é a maior e melhor empresa da Região Noroeste, quando o assunto é energia fotovoltaica. Nossa sede fica na Avenida Tuparendi, 1660, no centro de Santa Rosa. Mas, caso não queira se deslocar até a empresa, pode utilizar o seu telefone e ligar para (55) 3512-6006 ou (55) 3512-0006.

Outra forma de fazer contato é através do e-mail “vendas@cemacon.com.br”. Se preferir ligar ou contatar pelo WhatsApp a Cemacon, utilize o número: (55) 98172-0109. Fale com nossos atendentes e receba um atendimento personalizado.

Nossas redes sociais Instagram, Facebook e LinkedIn contam com conteúdos exclusivos produzidos pela Cemacon, para os seus clientes e colaboradores.

Comentários Fechados.