Como é feita a manutenção de um sistema solar fotovoltaico?

28 abril 2022
Sem Comentários
381 Views

São inúmeros os brasileiros que utilizam a energia solar fotovoltaica em suas propriedades. Sendo uma das formas mais baratas de se gerar energia elétrica, inúmeras pessoas buscam contar com um sistema solar fotovoltaico.

Contudo, muitos possuem dúvidas em relação a sua manutenção, querendo saber o quanto custa e o que é feito neste processo. Então, iremos esclarecer as suas dúvidas.

O sistema solar fotovoltaico precisa de manutenção? Quais os tipos?

Um sistema solar fotovoltaico é composto por diferentes componentes. O mais aparente deles são os módulos fotovoltaicos que têm a vida útil de 25 anos.

Entretanto, para garantir que o sistema fotovoltaico possa ter uma vida útil mais elevada, é necessária a manutenção preventiva. Em suma, esse processo consiste na limpeza das “placas” fotovoltaicas.

Para ser realizado esse procedimento, é preciso que o sistema esteja desligado, é utilizado água e um pano ou esponja macia. Para que o painel fotovoltaico não seja danificado.

Além disso, não se pode utilizar produtos químicos ou itens abrasivos, para evitar que a superfície possa ser danificada. Deve-se evitar utilizar jatos de água diretos sobre o equipamento.

Por isso, é necessário contar com profissionais qualificados para realizar esse procedimento. O ideal é que a manutenção preventiva seja feita entre uma e duas vezes por ano. Mas, a quantidade de manutenções preventivas irá depender das condições climáticas do ambiente.

O outro tipo de manutenção existente é a preditiva, em suma, essa se refere a uma inspeção visual para identificar arranhões, manchas, rachaduras ou qualquer indício de quebra. Além disso, é monitorado o desempenho do sistema fotovoltaico.

Por fim, a manutenção corretiva é aquela feita quando o cliente ou a empresa detecta algum problema. Seja esse problema algum defeito ou mesmo um desempenho abaixo do que era esperado.

Nestes casos é preciso que a assistência técnica seja acionada para realizar o diagnóstico e a resolução do problema. Por isso, é sempre fundamental contratar boas empresas, que contem com bons profissionais desde o projeto até a assistência técnica.

Onde obter a sua própria geração de energia solar?

Na Cemacon, o cliente consegue contratar os melhores engenheiros, que serão capazes de fazer o melhor projeto para sua casa/empresa. Por isso, deixe de pagar altos valores de conta de energia e entre em contato conosco, para aproveitar as maravilhas da energia solar.

A Cemacon é a maior e melhor empresa da Região Noroeste, quando o assunto é energia fotovoltaica. Nossa sede fica na Avenida Tuparendi, 1660, no centro de Santa Rosa. Mas, caso não queira se deslocar até a empresa, pode utilizar o seu telefone e ligar para (55) 3512-6006 ou (55) 3512-0006. Fale com nossos atendentes e receba um atendimento personalizado.

Outra forma de fazer contato é através do e-mail “vendas@cemacon.com.br”. Se preferir ligar ou contatar pelo WhatsApp a Cemacon, utilize o número: (55) 98172-0109.

Em nossas redes sociais como Instagram, Facebook e LinkedIn é possível encontrar conteúdos exclusivos produzidos pela Cemacon, para os seus clientes e colaboradores.