Sistema de baterias para armazenar energia fotovoltaica progride rapidamente

30 abril 2022
Sem Comentários
263 Views

Diversas instituições estão desenvolvendo tecnologias no intuito de melhorar os sistemas de baterias para armazenamento de energia fotovoltaica. No entanto, os cientistas da Universidade de Tecnologia Sueca Chalmers conseguiram um avanço bastante relevante.

Pois, eles criaram um sistema de armazenamento que utiliza hidrogênio, carbono e nitrogênio. Esse novo sistema é capaz de armazenar energia por um período de cerca de 18 anos.

Esse grupo de cientistas têm estudado soluções há cerca de 10 anos. Mas, agora, conseguiram um avanço bastante relevante. Pois, desenvolveram um líquido que quando exposto à luz solar sua composição se altera e permanece assim por anos.

Justamente essa característica faz deste líquido capaz de armazenar a energia elétrica por 18 anos. Algo que poderá causar uma revolução nos sistemas off grid (fora da rede) de energia solar.

Baterias com capacidade de armazenar energia fotovoltaica de 18 anos são projetadas

O sistema de armazenamento de energia dos suecos promete revolucionar as baterias, atualmente utilizadas nos sistemas de geração de energia fotovoltaica.

O fluido desenvolvido pelos cientistas suecos ganhou o nome de Molecular Solar Thermal (MOST). Sua criação foi a partir da combinação de carbono, nitrogênio e hidrogênio.

Quando este líquido é iluminado, sua composição molecular acaba sendo alterada. A partir de sua alteração o líquido se transforma em um isômero. Passando assim a ser capaz de armazenar energia por 18 anos.

Contudo, para a energia ser recuperada é preciso que ela passe por um catalisador. Dessa forma, a energia armazenada é liberada em forma de calor, que alimenta um gerador termoelétrica e gera energia a partir disso.

Entretanto, a planta piloto tem apenas capacidade de obter 1,3 W de energia de um metro cúbico de líquido. Por isso, esse projeto ainda não serve para ser utilizado comercialmente. Pois, essa capacidade de armazenamento ainda não é o suficiente.

MIT trabalha com baterias para armazenar energia solar

No entanto, não são só os cientistas suecos que estudam novos métodos de armazenar energia. O MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) conta com profissionais trabalhando no desenvolvimento de uma nova bateria.

Ela promete ser excelente para armazenar energia oriunda de fontes limpas, como a energia solar e eólica. Tem como principal componente o manganês, além de um aditivo que ajuda na condução de eletricidade.

Esse aditivo recebeu o nome de negro fumo e tem uma capacidade bastante relevante de retenção de eletricidade. Por isso, pode ser uma nova forma de armazenar energia que torna as atuais tecnologias obsoletas.

Porém, os cientistas prometem melhorar os processos de obtenção e recuperação de energia solar. Devido a isso, estão confiantes que logo o seu novo projeto poderá ser comercializado.

Essas novas tecnologias são importantes para que acabe se barateando os sistemas energia off grid. Atualmente, este tipo de sistema fotovoltaico é pouco utilizado devido ao custo das baterias. Mas, acaba sendo bem útil para quem não tem ligação com a rede elétrica da concessionária ou mesmo quer ter energia armazenada para momentos de urgência.

Como contar com um sistema de baterias para armazenar energia solar?

Na Cemacon, o cliente consegue contratar os melhores engenheiros, que serão capazes de fazer o melhor projeto para sua casa/empresa. Por isso, deixe de pagar altos valores de conta de energia e entre em contato conosco para aproveitar as maravilhas da energia solar.

A Cemacon é a maior e melhor empresa da Região Noroeste, quando o assunto é energia fotovoltaica. Nossa sede fica na Avenida Tuparendi, 1660, no centro de Santa Rosa. Mas, caso não queira se deslocar até a empresa, pode utilizar o seu telefone e ligar para (55) 3512-6006 ou (55) 3512-0006. Fale com nossos atendentes e receba um atendimento personalizado.

Outra forma de fazer contato é através do e-mail “vendas@cemacon.com.br”. Se preferir ligar ou contatar pelo WhatsApp a Cemacon, utilize o número: (55) 98172-0109.

Em nossas redes sociais como Instagram, Facebook e LinkedIn é possível encontrar conteúdos exclusivos produzidos pela Cemacon para os seus clientes e colaboradores.

Comentários Fechados.