Primeiro estande 100% autossuficiente em energia elétrica na Fenasoja

By admin
3 maio 2018
Sem Comentários
922 Views

A Fenasoja destaca-se por fomentar áreas essenciais para o desenvolvimento da região, como negócios, pesquisa e inovação. Alinhada a esse conceito, a Cemacon, que está em constante busca por soluções sustentáveis, desenvolveu um projeto pioneiro para esta edição: um estande 100% autossuficiente em energia elétrica especialmente para a Fenasoja.

Durante os dez dias de feira, a estrutura não será dependente da rede de energia disponível no Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson.

Utilizando o sol como recurso, o Sistema de Energia Fotovoltaica irá produzir toda a energia que será necessária para operar o estande durante a feira. Mas, para o projeto funcionar foi utilizado um sistema híbrido, apesar de estar conectado à rede elétrica do parque, a empresa fez a opção de mantê-lo desligado.

Primeiro estande 100% autossuficiente em energia elétrica na Fenasoja

O sistema, que irá operar apenas através de baterias, é composto por 30 módulos fotovoltaicos que possuem 320 Watts de eficiência. Os painéis transformam a energia solar em corrente contínua. Um inversor transforma a energia produzida pelo sol em energia elétrica. Os controladores de carga evitam a sobrecarga ou descarga das baterias. O banco de bateria armazena a energia solar para uso posterior, garantindo a autossuficiência energética mesmo em períodos sem a incidência do sol. Em suma, as baterias de lítio ferro fosfato, que são utilizadas pela Cemacon, possuem 10 anos de garantia e uma vida útil aproximada de 30 anos.

A sustentabilidade é uma preocupação crescente a nível mundial, os recursos naturais estão cada vez mais ameaçados e escassos. Entretanto é possível contribuir de inúmeras formas para diminuir os impactos ambientais. O Engenheiro Civil e Diretor da Cemacon, Betuel Sauer, destaca que o Brasil é um país propício para a geração deste tipo de energia, já que possui alta incidência solar. “A utilização do Sistema Fotovoltaico é uma opção inteligente e econômica para a geração de energia”, destaca. Pautados nisso, a equipe desenvolveu este projeto inovador que integra tecnologia e sustentabilidade.

Comentários Fechados.