Novos números da energia fotovoltaica no Brasil: você já sabe como fazer parte desse avanço?

By admin
19 fevereiro 2019
Sem Comentários
2180 Views

O modo de produzir energia está mudando. Você pode mudar também! Aqui a gente te mostra as mudanças e te indica maneiras de entrar nessa onda sustentável da energia fotovoltaica.

A energia fotovoltaica no Brasil está crescendo. Eu sei que já falamos isso aqui, mas agora essa informação vem de forma diferente, pois, segundo a  Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) o país acaba de atingir a marca histórica de 500 megawatts (MW) de potência instalada em sistemas de microgeração e minigeração distribuída solar/fotovoltaica em residências, comércios, indústrias, produtores rurais e prédios públicos.

O mapeamento feito pela ABSOLAR ainda aponta que a fonte solar fotovoltaica, baseada na conversão direta da radiação solar em energia elétrica de forma renovável, limpa e sustentável, lidera com folga o segmento de microgeração e minigeração distribuída, com mais de 99,5% das instalações do país.

Energia fotovoltaica instalada

Agora vamos deixar mais claro para entendermos bem o que isso representa. Em número de sistemas instalados, os consumidores residenciais lideram a lista, com 75,5% do total.  Em seguida, aparecem as empresas dos setores de comércio e serviços (16,8%), consumidores rurais (4,3%), indústrias (2,7%), poder público (0,7%) e outros tipos, como serviços públicos (0,1%) e iluminação pública (0,01%).

Já em potência instalada o panorama é outro. Como é possível imaginar, devido ao tamanho dos estabelecimentos, os consumidores dos setores de comércio e serviços lideram o uso da energia solar fotovoltaica, com 43,2% da potência instalada no país, seguidos de perto por consumidores residenciais (35,7%), indústrias (10,3%), consumidores rurais (7,3%), poder público (3,2%) e outros tipos, como serviços públicos (0,3%) e iluminação pública (0,01%).

Ainda de acordo com a ABSOLAR o Brasil possui hoje 49.177 sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede. Esse número traz economia e sustentabilidade ambiental a 60.090 unidades consumidoras e soma mais de R$ 2,6 bilhões em investimentos acumulados desde 2012, distribuídos em todas as regiões do país.

Existe também um Ranking Nacional Solar Fotovoltaico, criado pela Associação, para comprar as potências instaladas em cada unidade da Federação. Atualmente, Minas Gerais é o único a ultrapassar a marca de 100 MW e lidera o ranking nacional, com 21,2% da potência instalada, seguido pelo Rio Grande do Sul (15,6%), São Paulo (12,2%), Santa Catarina (6,9%) 3 Paraná (6,3%).

Como posso fazer parte desses números da energia fotovoltaica?

A vontade você já tem, mas está preocupado com o investimento da instalação? Então chega mais. A Cemacon tem parceria com diversos bancos: Banco do Brasil, Sicredi, Unicred, BNDES, Banrisul ou Pronaf. Isso significa que você pode contar com a gente para escolher a linha de crédito especial que melhor se adequa a sua realidade.

O parcelamento do seu sistema de energia solar pode suavizar muito o desembolso inicial e ainda traz o benefício de não apresentar custo financeiro. Dessa forma o retorno será o mesmo do que se fosse pago a vista, mas o desembolso não. Como cliente, você vai se sentir mais seguro porque vai fazer um desembolso significativamente menor, antes mesmo de seu sistema estar funcionando.

Para que consigamos achar o ponto onde a parcela do financiamento fotovoltaico se iguala a economia do sistema precisamos fazer também um cálculo de engenharia reversa. A proposta é de que a economia de energia na conta de luz seja igual ao valor pago na parcela. Sendo assim, se determinarmos o prazo do financiamento e possuirmos a taxa de juros disponível, conseguimos chegar ao volume de capital financiado. Ou seja, com a geração de energia solar, a economia gerada na conta de luz consegue pagar a parcela mensal do financiamento.

E qual é o sistema fotovoltaico ideal para mim?

Isso depende de vários fatores como o consumo de energia, a potência do painel, localidade, orientação e inclinação do painel, temperatura, dentre outros. Mas o que você pode levar em consideração antes da aquisição do seu painel é:

Garantia: para análise de qualidade de um painel fotovoltaico é sempre necessário pedir para o fornecedor a ficha técnica do aparelho para verificação de normas técnicas e funcionalidades. Grande parte dos painéis fotovoltaicos possui a garantia de potência mínima de 25 anos a 80% de sua potência original. Um dos critérios principais é verificar se a garantia é apoiada por uma entidade brasileira que deve cumprir as leis de proteção do consumidor caso haja alguma falha no desempenho do painel.

Funcionalidade: estamos falamos da porcentagem de energia solar que atinge a superfície do painel, que é a área fotovoltaica, que transforma em energia elétrica para consumo. Ou seja o cálculo de quantos Watts por m² o painel solar gera. Quanto maior for a funcionalidade e eficiência do painel mais Watts por m² o sistema irá gerar. Na hora de escolher o seu painel fotovoltaico vale a pena fazer o custo x benefício do produto.

Qualidade da moldura: A moldura do painel é um bom indicador da qualidade de fabricação. Uma rápida olhada antes de adquirir e você pode analisar os cantos do painel se foram colados, o que não é aconselhável pois com o calor e umidade pode soltar com o tempo. É sempre melhor adquirir um painel aparafusada ou soldada.

E com a Cemacon eu posso verificar esses itens?

Com certeza! Nós temos 40 ano de experiência no mercado. Temos um dos melhores softwares do mundo para dimensionamentos e projetos de placas fotovoltaicas que oferece mais precisão nos dados e nos cálculos, porque recebe informações enviadas a partir de dois satélites: NASA e Meteonorm. Temos uma equipe formada por engenheiros e instaladores capacitados para desempenhar cada fase do projeto. E pra fechar com chave de ouro, somos parceiros de grandes marcas no mercado e dessa forma oferecemos as melhores opções para cada projeto. Os nossos produtos possuem eficiência e qualidade comprovadas e são produzidos e testados conforme padrões internacionais e normas técnicas brasileiras.

E agora, que tal vir até a gente e tirar todas as suas dúvidas? Marque uma conversa com a gente! Venha até nós na Cemacon que fica na avenida Tuparendi, 1660, em Santa Rosa ou, se você preferir, pode ligar para o 3512-6006 e agendar uma visita.

Comentários Fechados.