Mudanças na resolução normativa 482: por que esse é o melhor momento para adquirir o seu sistema fotovoltaico?

By admin
7 março 2019
Sem Comentários
3933 Views

Você já deve ter ouvido por aí coisas assombrosas a respeito dessa resolução normativa 482 que afeta o sistema fotovoltaico, mas viemos aqui para te explicar o porquê de você aproveitar esse momento ao invés de ficar apavorado

A forma de produzir energia está transformando a relação do consumidor com o setor elétrico. Um assunto levantado durante o Seminário Nacional dos Distribuidores de Energia Elétrica (Sendi 2018), que propõe eventuais alterações na atualização da Resolução Normativa nº 482, marco regulatório. Que autorizou os cidadãos a gerarem sua própria energia a partir de fontes renováveis, deixou alguns consumidores preocupados.

Novas discussões entraram em pauta quanto ao uso da rede para energia renovável, incluindo a possibilidade de cobrança pelo uso da rede que poderá aumentar o valor hoje pago pelos consumidores às concessionárias de energia. Mas, nem isso parou o comércio de energia solar fotovoltaica.

Mas nós estamos aqui para explicar tudo direitinho. Caso sejam oficializadas, e a previsão é de que nada mude até 2023 – ou até o setor atingir uma potência instalada de 3,365GW. Essas possíveis alterações não vão afetar os consumidores que já possuem o sistema de autogeração de eletricidade em residências, comércios e indústrias.

Segundo declarações do superintendente de regulação dos serviços de distribuição da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Carlos Alberto Calixto Mattar, a mudança das regras da geração distribuída no Brasil, valerá apenas para as novas conexões no país, ficando, portanto, preservados os direitos adquiridos.

Aneel estuda mudanças na norma

A Aneel abriu no final do ano passado uma consulta pública com o propósito de obter financiamento para aprimorar as regras aplicáveis à micro e minigeração distribuída de energia, estabelecidas pela Resolução Normativa nº 482/2012.

O principal tema levantado é o da cobrança de um valor pelo uso do fio, ou seja, pelo uso da rede elétrica para distribuição e armazenamento de créditos gerados pelas produções próprias de energia elétrica. Hoje quem tem um sistema de energia solar fotovoltaica pode enviar energia para a rede elétrica sem custos adicionais.

Essa nova proposta discute justamente a ausência desse custo. Ela propõe, em meio a outras medidas, atribuir um valor a ser cobrado pelo uso da rede elétrica, gerando um custo a mais a quem produz a própria energia.

Por que essa possível mudança na resolução normativa 482 deve incentivar o investimento em sistema fotovoltaico?

Preste atenção! Porque todos vocês que adquirirem o seu sistema de geração de energia antes dessa possível mudança estarão isentos do novo valor a ser cobrado. Então, se você já instalou o seu sistema ou pretende instalar, não será impactado pela possível mudança. Com isso, seguirá gerando uma grande economia a curto, médio e longo prazo, tendo melhor retorno do investimento e rentabilidade.

O que a consulta pública debateu?

A consulta pública buscou ouvir todas as opiniões envolvidas nesse processo de mudança, tudo isso para poder embasar de forma correta essa possível alteração com as normas do setor, e o resultado foi o mais diversificado possível.

De um lado foram ouvidas as concessionárias de energia que são adeptas à mudança no valor cobrado das micro e minigeradoras de energia. Vindo em outra direção as associações de energias renováveis sugerem que existe uma maior necessidade e aprimoramento nos estudos sobre o impacto que irá causar, a necessidade e a forma como essa nova norma deve ser elaborada.

A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) pediu que a Aneel, em sua Análise de Impacto Regulatório (AIR), “realizasse uma avaliação, com mais critérios e de forma mais detalhada, propondo uma metodologia de maneira neutra e completa, de seus benefícios e externalidades, considerando aspectos elétricos, energéticos, sociais, ambientais, econômicos e estratégicos, com o objetivo de prover maior embasamento técnico para amadurecer a discussão sobre novos modelos tarifários”.

A tarifa e suas controvérsias

O que essa mudança apresenta como base é a necessidade do consumidor da geração distribuída pagar mais pela utilização das redes de distribuição. A Aneel alega que o impacto tarifário seria de 0,1% para cada 50 mil unidades consumidoras. Nesses números existem controversas.

Há dados que preveem que o crescimento para 150 mil unidades consumidoras até 2020 geraria um impacto inferior a 0,1%. Por isso, algumas associações indicam a necessidade de análises mais precisas da situação. E o novo aumento será emparelhado com todos os ajustes tarifários que já ocorrem.

Esse é mais um motivo que gera dúvidas quanto a necessidade da nova regulamentação. E incentiva também os consumidores a buscarem outras opções para a própria produção de energia, como a energia solar fotovoltaica, por exemplo.

Mas você sabe por que esse é um ótimo momento para investir?

Entre todo os motivos que já apresentamos a você – economia, sustentabilidade, garantia -, se você tiver um sistema de energia fotovoltaica funcionando quando, e se, for aprovada a nova cobrança, você estará isento de qualquer custo adicional. Na prática, isso significa mais possibilidade de economia, um retorno do investimento mais rápido e melhor, e todas essas coisas fazem com que essa seja A HORA de você realizar esse investimento.

Vamos revisar mais algumas vantagens do sistema de geração de energia fotovoltaica? 

  • É possível diminuir até 90% da sua conta de luz, reduzindo-a para o mínimo.
  • Essa aquisição conta com o retorno do investimento (ROI) em alguns meses. Além disso, a rentabilidade é a longo prazo, já que a vida útil dos sistemas pode ultrapassar os 25 anos.
  • Além de economizar financeiramente, você produz energia de forma limpa, beneficiando todo o ecossistema.

Ainda de acordo com a ABSOLAR o Brasil possui hoje 49.177 sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede. Esse número traz economia e sustentabilidade ambiental a 60.090 unidades consumidoras e soma mais de R$ 2,6 bilhões em investimentos acumulados desde 2012, distribuídos em todas as regiões do país.
Portanto, se você está interessado em gerar economia com a energia solar, esse é um ótimo momento para realizar o investimento. Fale com a gente, faça seu orçamento e conheça as vantagens.

Comentários Fechados.