aquecimento solar de banho

Tire suas dúvidas sobre aquecimento solar de banho

By admin
7 fevereiro 2017
Sem Comentários
2365 Views
aquecimento solar de banho

Aquecimento solar de banho

Já falamos aqui mais de uma vez sobre a importância e os benefícios da energia solar, um recurso inesgotável e grátis que o planeta nos fornece. E no texto de hoje, vamos esclarecer informações para que você tire suas dúvidas sobre aquecimento solar de banho.
O uso da radiação do sol como energia de aquecimento é conhecido como aquecimento solar térmico. Diferente do sistema fotovoltaico, o aquecimento solar é usado para gerar energia para aquecer a água, que é utilizada tanto em chuveiros quanto na cozinha ou na piscina.
Para a casa, os projetos podem ser adaptados a diferentes tipos de construção, desde obras em andamentos até em casas prontas, desde que tenham sido previamente pensadas para a instalação de aquecimento.

Como funciona o aquecimento solar térmico?

O sistema usa o calor do sol para aquecer a água, que passa por tubos chamados de serpentinas dentro da placa coletora – funciona com o mesmo princípio de uma mangueira escura deixada ao sol. Depois que já está quente, a água se mantém na temperatura alta, dentro de um reservatório.
A água que será usada em duchas, torneiras, banheiras, ou outro lugar que precise de água quente, sairá desse reservatório. E caso a radiação solar não seja suficiente para aquecer a água, um sistema de aquecimento convencional aquece o depósito até a temperatura desejada.
No caso das piscinas, existe uma bomba de recirculação que impulsiona a água até as placas coletoras, para que ela seja aquecida e retorne à piscina.

Os benefícios do aquecimento solar

Entre os vários benefícios do aquecimento solar, podemos citar alguns:

  • Aproveitamento inesgotável de energia gratuita
  • O sistema não emite gás carbônico no seu funcionamento – ou seja, é totalmente sustentável
  • Redução no consumo de combustíveis fósseis
  • Poupa-se mais de 60% no aquecimento de água
  • Podem ser integrados a sistemas já existentes
  • São eficientes até mesmo no inverno

Economia e tempo de vida

Um sistema de aquecimento solar bem dimensionado possibilita a economia de, em média, 70% da energia necessária para o aquecimento da água que usamos. Além disso, o painel solar térmico pode ter o seu retorno de investimento em 4 anos.
O tempo de vida dos sistemas solares térmicos é de, aproximadamente, 20 anos, mas eles precisam de uma manutenção anual, para quem durem o tempo previsto sem perder a eficiência.

Com o sistema de aquecimento solar, ainda é necessário gás ou eletricidade?

Sim, ainda é, mas apenas como apoio ao sistema solar. Esse sistema será instalado dando prioridade ao sol, garantindo que a energia gratuita seja aproveitada, e permitindo a redução da energia elétrica e que durante os meses de verão a energia de apoio (o gás ou a eletricidade) não seja consumida.

E no inverno?

Em dias de pouco sol ou mesmo no inverno, os painéis solares continuam funcionando. Geralmente a energia solar disponível no inverno fornece cerca de 60% das necessidades. Já quando não há sol, o sistema de apoio entra em funcionamento.

Comentários Fechados.