Energia solar: alternativa econômica e sustentável

By admin
3 maio 2016
Sem Comentários
1898 Views
Módulos Fotovoltaico gerando energia solar em Tuparendi

Módulos Fotovoltaico gerando energia solar em Tuparendi

Os inúmeros problemas ambientais causados por fontes de energias não renováveis e esgotáveis vêm trazendo à tona a preocupação e, ao mesmo tempo, a busca por uma solução que gere menos danos ao meio ambiente. E uma das alternativas energéticas mais promissoras é o aproveitamento de uma fonte inesgotável e natural de energia: o Sol, com a energia solar fotovoltaica.

Foi em 2012 que o boom da energia solar começou no Brasil e, desde lá, esta alternativa como meio de economizar no orçamento e reduzir impactos ao ambiente vem crescendo cada vez mais. Um relatório divulgado pela Agência Internacional de Energias Renováveis (Irena) mostra que a capacidade global de geração a partir de fontes verdes aumentou em cerca de um terço, e a maior parte desse crescimento vem de instalações de energia eólica e solar. Ainda segundo o relatório, a energia solar foi a segunda fonte renovável que mais cresceu (em gigawatts) em 2015, representando um aumento de 26% em relação ao ano anterior.

Energia solar: alternativa econômica e sustentável

Entre as possibilidades de energia renovável através do sol está a fotovoltaica, que transforma o sol em eletricidade através de placas solares (leia aqui mais sobre o que é energia fotovoltaica). Os benefícios são inúmeros: os custos operacionais são baixos, as centrais de conversão podem operar durante longos períodos sem manutenção. E a energia é livre e sem fonte de poluição, como explica o engenheiro eletricista Cássio Alvaristo, um dos responsáveis pelos mais de 30 projetos já executados pela Cemacon Piscinas e Soluções sustentáveis:

“É um recurso que auxilia na sustentabilidade, como uma fonte limpa de energia, e reduz gastos. Ao mesmo tempo em que colabora diretamente com o meio ambiente, ajuda na contenção de custos no estabelecimento”.

Além disso, a vida útil dos painéis fotovoltaicos que geram energia é de no mínimo 25 anos (podendo passar de 30 anos), e o sistema é pago geralmente em 5 a 8 anos.

Um exemplo que traz o uso da energia fotovoltaica é o supermercado Master, na cidade de Santo Augusto, que instalou um sistema de 70,4kWp. A previsão é que a economia anual do estabelecimento chegue a R$ 80 mil após a instalação do sistema fotovoltaico.

Aquecimento solar

Foto: Cemacon / Divulgação

Foto: Cemacon / Divulgação

Diferente do sistema fotovoltaico, o aquecimento solar gera energia para aquecer a água para ser utilizada tanto em chuveiros como cozinhas e em piscinas.

Para a casa, os projetos se adaptam a diferentes tipos de construção, desde obras em andamento até em casas prontas. Mas, precisam ter  sido previamente pensadas para a instalação de água quente.

Para as piscinas, esse sistema traz o conforto de prolongar o tempo de uso da piscina e torná-la mais convidativa com baixo custo e consciência ambiental. O valor geralmente varia de acordo com o tamanho da piscina, mas é aplicável a todos os portes de piscinas, desde residências até clubes. Veja aqui os projetos de aquecimento solar executados pela Cemacon.

Onde obter a sua própria geração de energia solar?

Na Cemacon, o cliente consegue contratar os melhores engenheiros, que serão capazes de fazer o melhor projeto para sua casa/empresa. Por isso, deixe de pagar altos valores de conta de energia e entre em contato conosco, para aproveitar as maravilhas da energia solar.

A Cemacon é a maior e melhor empresa da Região Noroeste, quando o assunto é energia fotovoltaica. Nossa sede fica na Avenida Tuparendi, 1660, no centro de Santa Rosa. Mas, caso não queira se deslocar até a empresa, pode utilizar o seu telefone e ligar para (55) 3512-6006 ou (55) 3512-0006. Fale com nossos atendentes e receba um atendimento personalizado.

Contudo, outra forma de fazer contato é através do e-mail “vendas@cemacon.com.br”. Mas, se preferir ligar ou contatar pelo WhatsApp a Cemacon, utilize o número: (55) 98172-0109.

Em nossas redes sociais como Instagram, Facebook e LinkedIn é possível encontrar conteúdos exclusivos produzidos pela Cemacon, para os seus clientes e colaboradores. Então, não perca mais tempo e entre em contato conosco.

Comentários Fechados.