Rio Grande do Sul é o segundo estado que mais investe em energia solar

By admin
29 novembro 2017
Sem Comentários
774 Views
Energia Solar Fotovoltaica no Rio Grande do Sul

Energia Solar Fotovoltaica no Rio Grande do Sul

O número de sistemas geradores instalados em residências, comércios e indústrias vem crescendo em ritmo acelerado no Brasil. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), atualmente as 16.311 unidades são capazes de gerar 182MW, energia que equivale a uma hidrelétrica de médio porte. O Rio Grande do Sul é o segundo estado com maior potência, totalizando 22MW. Mas, quem ocupa o primeiro lugar é  Minas Gerais, com 40,8 MW e em terceiro o Ceará, com 21MW. Contudo, da Região Sul, somente o RS possui isenção do ICMS na eletricidade.

A maior parte das instalações, que representa 40%, são geradas por instalações em estabelecimentos comerciais. A classe residencial é a segunda mais expressiva, com 30% da potência total gerada. Na indústria estão 18% e o restante se divide em instalações rurais e no poder público.

Rio Grande do Sul é o segundo estado que mais investe em energia solar

De acordo com um estudo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o crescimento da geração de energia solar é impulsionado por três fatores principais: a redução de mais de 75% no preço da energia solar fotovoltaica; o aumento de mais de 50% nas tarifas de energia elétrica nos últimos dois anos; e um aumento na consciência e responsabilidade socioambiental dos consumidores.

A geração distribuída está em constante crescimento no Brasil e o potencial técnico da geração distribuída solar fotovoltaica é alto. Segundo o mapeamento parcial realizado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), considerando apenas os telhados de residências, é possível atingir a capacidade de 164 gigawatts. Por isso, a CEMACON busca orientar e disponibilizar informações especializadas sobre o tema, para que a população saiba que é possível e vantajoso gerar a própria energia através do sol.

Com informações da Absolar

Comentários Fechados.