Energia solar é fundamental para o Brasil alcançar metas do Acordo de Paris

By admin
15 setembro 2017
Sem Comentários
777 Views

Placas de Energia Solar Fotovoltaica

Investir em energias renováveis (energia solar, eólica, etc) é fundamental para que o Brasil alcance a meta de reduzir em 43%, até 2030, sua emissão de gases de efeito estufa e ajudar a manter o aquecimento global abaixo de dois graus Celsius. Em suma, esse é o limite fixado no acordo do Clima de Paris, assinado em 2015. A constatação foi feita na quinta-feira (14) por participantes de audiência pública na Comissão Senado do Futuro (CSF).

Convocada para debater “A energia solar como vetor de desenvolvimento social”, a audiência evidenciou que o Brasil desperdiça a capacidade de produção desse tipo de energia. Atualmente, a participação da fonte solar na matriz energética representa apenas 0,02% do total produzido no país.

Segundo Everton Lucero, secretário de Mudança do Clima e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, o desafio do clima impõe a necessidade de o país repensar seu desenvolvimento. “Qual o modelo de desenvolvimento que queremos para o país nos próximos anos? Energia solar tem importante papel para implementarmos o Acordo de Paris e adotarmos um modelo de desenvolvimento de baixo carbono”, disse Lucero.

Microgeração de Energia Solar

No entanto, entre os desafios citados para ampliar a produção de energia solar, estão os custos elevados e a ausência de linhas de crédito subsidiadas para empresários e potenciais consumidores. “A questão do financiamento é um nó que precisamos resolver e só vamos resolver esse nó com uma decisão política”, destacou Lucero.

Para Hewerton Martins, vice-presidente da Associação Brasileira de Energia Solar, o investimento na micro e minigeração distribuída (geração de energia pelos próprios consumidores) vai reduzir a conta de luz do cidadão. E os gastos do governo com transmissão e distribuição. “Não é um projeto para o futuro, mas para o presente. Já temos capacidade de produzir, precisamos agora aumentar a escala”, apontou.

Benefícios sociais

Alina Gilamanova, pesquisadora da Universidade de Campinas (Unicamp), disse que o Brasil poderia se inspirar em outros países como a China que tem um programa de energia solar como instrumento de política social. Hoje, disse ela, 30 milhões de chineses contam com energia elétrica graças a uma política subsidiada de produção de energia solar. Ela e outros participantes citaram ainda os pontos positivos da instalação de painéis fotovoltaicos em escolas, hospitais e outros prédios públicos.

Onde obter a sua própria geração de energia solar?

Na Cemacon, o cliente consegue contratar os melhores engenheiros, que serão capazes de fazer o melhor projeto para sua casa/empresa. Por isso, deixe de pagar altos valores de conta de energia e entre em contato conosco, para aproveitar as maravilhas da energia solar.

A Cemacon é a maior e melhor empresa da Região Noroeste, quando o assunto é energia fotovoltaica. Nossa sede fica na Avenida Tuparendi, 1660, no centro de Santa Rosa. Mas, caso não queira se deslocar até a empresa, pode utilizar o seu telefone e ligar para (55) 3512-6006 ou (55) 3512-0006. Fale com nossos atendentes e receba um atendimento personalizado.

Entretanto, outra forma de fazer contato é através do e-mail “vendas@cemacon.com.br”. Se preferir ligar ou contatar pelo WhatsApp a Cemacon, utilize o número: (55) 98172-0109.

Em nossas redes sociais como Instagram, Facebook e LinkedIn é possível encontrar conteúdos exclusivos produzidos pela Cemacon, para os seus clientes e colaboradores.

Comentários Fechados.