Afinal, o que é energia fotovoltaica?

By admin
25 abril 2016
Sem Comentários
1515 Views

O que é energia fotovoltaica?

O Planeta Terra está cheio de energia limpa e gratuita. E a energia solar fotovoltaica é uma delas.

energia fotovoltaica é justamente a energia elétrica que é produzida por meio da luz do sol. Apesar de ter como fonte a luz solar, ela também pode ser produzida nos dias nublados e chuvosos. Mas, quanto maior for a intensidade do sol, maior vai ser a quantidade de energia elétrica produzida.

A definição dos termos talvez ajude a explicar com muito mais facilidade o significado da expressão. O termo “fotovoltaica” é a união de duas palavras: FOTO, que em grego, significa LUZ, e VOLTAICA, que vem de “volt”, a unidade que mede o potencial elétrico.

E como funciona a energia fotovoltaica?

Como funciona a energia fotovoltaica?

O processo da energia fotovoltaica converte a energia solar usando células fotovoltaicas (dispositivo elétrico que transforma a energia da luz solar em energia elétrica). Quando a luz do sol incide sobre uma célula fotovoltaica, os elétrons são colocados em movimento e acabam gerando a eletricidade. E assim, quanto maior incidência do sol, mais eletricidade é gerada.

O material que é mais usado para isso é o silício. Ele é o segundo elemento encontrado com mais abundância no planeta. Por isso, não existe limite em relação à matéria-prima para a produção das células fotovoltaicas.

Qual é a diferença entre a energia fotovoltaica e outras energias solares?

O que é energia fotovoltaica?

Há duas maneiras para usar o raio solar como fonte de energia: a térmica e a elétrica. O uso dos raios para o processo térmico pode ser feito por meio de técnicas de arquitetura e construção, que possibilitam maior índice de iluminação natural de ambientes, por exemplo. Esse processo é usado para aquecimento de água de piscinas, hotéis etc. Já a energia que converte a luz do sol em eletricidade é feita pelo processo fotovoltaico, que usa os painéis fotovoltaicos.

Os sistemas fotovoltaicos podem ser conectados a rede (on-grid) quando a distribuidora de energia homologa e aceita receber energia gerada, ou isolados (off-grid) quando a energia é armazenada em baterias.

Energia solar vem crescendo no Brasil

Em um relatório recentemente divulgado pela Agência Internacional de Energias Renováveis (Irena), a energia solar está em segundo lugar entre as fontes renováveis que mais cresceram no brasil em 2015, com um aumento de 26%. Ou seja, as pessoas estão, sim, optando por energias limpas, renováveis, que não causem danos ao meio ambiente e que diminuam o custo com a eletricidade.

Comentários Fechados.