Conheça a maior torre de energia solar do mundo

By admin
22 setembro 2017
Sem Comentários
1317 Views

torre usina de energia solar

Uma torre de 250 metros de altura – o equivalente a um prédio de 50 andares – se destaca no deserto do Negev, no sul de Israel. Trata-se da torre da usina solar de Ashalim, a mais alta do mundo em um projeto de energia solar térmica concentrada (Concentrating Solar Power – CSP, em inglês). Em suma, ela é circundada por 50.600 espelhos controlados por computador (heliostatos), distribuídos por uma área de 3 km². Esses espelhos acompanharão a movimentação do sol de modo a refletir luz sobre uma caldeira localizada no alto da torre, durante o maior tempo possível ao longo do dia.

O projeto é um esforço das autoridades israelenses para produzir, até 2020, 10% de sua energia através de fontes renováveis. Atualmente, este porcentual é de 2,5%. Mas, quando pronta, no primeiro trimestre de 2018, a usina de Ashalim produzirá 121 megawatts de energia solar, suficientes para iluminar 125 mil casas, evitando a emissão anual de 110 mil toneladas de dióxido de carbono.

torre usina de energia solar 2

“A eletricidade será gerada a partir do vapor da mesma forma que geraria uma usina de gás ou de carvão, mas a energia não vem de combustíveis fósseis e sim do sol. É uma obra de porte para quem quer investir em energia limpa”, explica o engenheiro uruguaio Jacinto Durán-Sanchez, diretor-geral da usina solar. Os espelhos serão controlados remotamente até mesmo por telefones celulares dos engenheiros e diretores. Entretanto, diariamente, a areia do deserto acumulada sobre eles terá de ser retirada.

No total, o projeto é estimado em US$ 820 milhões, incluindo mais duas obras complementares. Uma para armazenamento de energia solar de noite e outra de uma usina com tecnologia fotovoltaica para produzir ainda mais energia. Juntos, os três projetos solares gerarão cerca de 310 MW – cerca de 2% das necessidades de Israel.

Fonte: BBC

Comentários Fechados.