Hotel utiliza painéis solares como cobertura para estacionamento

By admin
29 setembro 2017
Sem Comentários
5168 Views

O Hotel Franken, na cidade de Três de Maio (RS), utilizou os painéis solares fotovoltaicos como cobertura para seu novo estacionamento. Além de gerar energia limpa e sustentável, o sistema instalado pela Cemacon, formado por 110 módulos, com 29,70kWp de potência, também será utilizado como telhado, cobrindo uma área de 183m².

Normalmente, os módulos são instalados sobre o telhado. Contudo, neste caso, os próprios painéis fazem o papel do telhado. “A superfície que protege os painéis fotovoltaicos é muito resistente. Os produtos fornecidos pela Cemacon são projetados de acordo com normas internacionais”, explica o engenheiro da Cemacon, Betuel Brun Sauer.

Humberto Franken, proprietário do hotel, diz que a ideia de utilizar o sistema de energia fotovoltaica como cobertura surgiu quando estava visitando um shopping na cidade de Rivera, no Uruguai. “Enquanto estava no estacionamento, percebi que a cobertura não era de um telhado comum. Olhei com mais atenção e percebi que ele era formado pelos próprios painéis solares.” Humberto comenta que já pensava em investir em energia solar, porém pretendia instalar o sistema no telhado de outra garagem já existente.

Além do hotel, a energia elétrica gerada vai abastecer também uma residência. Com as duas unidades, o empresário gastava em torno de R$ 28 mil por ano. Após a instalação do sistema fotovoltaico, a estimativa é que a conta de energia elétrica fique em torno de R$ 4 mil por ano. A economia e a preocupação com o meio ambiente são os principais motivos que levaram o proprietário do hotel a apostar na energia solar. De acordo com os estudos realizados pela Cemacon, o investimento será pago em cerca de 5 anos.

Comentários Fechados.