Você sabe a diferença entre energia solar e aquecimento solar?

By admin
2 setembro 2019
Sem Comentários
3228 Views

Desde os primórdios o ser humano utiliza a luz do sol para diversas áreas de suas atividades. Os egípcios e os babilônios, ao observarem a trajetória da estrela, desenvolveram o Relógio de Sol utilizado na medição do tempo através da posição solar. De lá para cá muita coisa mudou, mas o homem continua a unir tecnologia e a força dos raios solares aproveitando ainda mais o que o astro tem a nos oferecer. Um grande exemplo é o uso da luz solar no aquecimento e transformação em energia elétrica, como o Aquecimento Solar e a Energia Solar Fotovoltaica, respectivamente. Apesar dos nomes e da aparência dos sistemas se assemelharem em alguns aspectos, o conceito é bem diferente. Mesmo utilizando da luz do sol como um de seus pilares, os dois processos possuem peculiaridades que diferem no resultado de seu funcionamento.

Energia Solar Fotovoltaica

A Energia Solar Fotovoltaica transforma a energia captada da radiação da luz do sol em energia elétrica. Esse processo se dá pelos painéis solares fotovoltaicos que podem ser instalados em diversas áreas. Os painéis (ou módulos fotovoltaicos) possuem células fotovoltaicas conectadas a si, geralmente feitas de silício e outros materiais condutores agrupados em camadas. As células transformam a incidência da radiação solar em energia elétrica pelo efeito fotoelétrico. Esse efeito se dá pela reação à luz do sol, gerando uma pequena tensão e, apesar dessa tensão se equiparar à tensão de uma pilha, todas as células ligadas em sequência se acumulam a cada módulo. 

Ou seja, se há muitos módulos interligados, cada tensão é somada.  A partir daí a energia passar por um inversor e através de cabos é distribuída na rede elétrica do imóvel. Durante o dia, os painéis expostos à luz do sol captam sua radiação. Sua captação é maior em períodos com maior incidência de raios solares, como ao meio dia (por conta do sol estar em seu ponto máximo). Mesmo assim, o sistema também funciona em dias com incidências menores ou nublados, pois temperaturas baixas aumentam a eficiência de todo o processo de conversão.  

Instalação

A instalação do sistema pouco interfere na estrutura do local que foi escolhido, seja uma casa, prédio ou estabelecimento e, uma vez que o painel, o inversor, todos os cabos e dispositivos são instalados na rede elétrica que o próprio local já possui, reduzindo o tempo de instalação e possíveis alterações na residência, empresa e qualquer outro lugar. No entanto, também se faz necessário trocar o medidor comum de energia por um medidor bidirecional, pois o mesmo é capaz de fazer a contagem do uso de energia da rede elétrica comum e da energia gerada pelos painéis solares fotovoltaicos. 

Aquecimento Solar

O sistema de aquecimento solar é um processo hidráulico formado por um coletor solar e por um reservatório térmico, também conhecido como boiler. Nele, a água que fica armazenada no reservatório passa pelo coletor solar, que geralmente é feito de vidro e possui tubulação interna feita de alumínio, inox ou cobre, onde ocorre o aquecimento. O aquecimento se dá pela radiação solar aquecendo o fluído, ou seja, fazendo o aproveitamento do calor oriundo da radiação do sol em contato com a água. Em seguida a água vai para o reservatório (podendo ser o mesmo reservatório ou um segundo apenas para armazenar a água aquecida) onde a mesma é mantida aquecida, sem variações em sua temperatura.  Geralmente seu uso é para aquecer água, mas também possui capacidade para o aquecimento de gases. Garantia de Sustentabilidade, Economia e Praticidade!

Instalação

A instalação do aquecedor solar se conecta diretamente na rede hidráulica do imóvel. Porém, se o imóvel não possuir estrutura para sistema de aquecimento, obras serão necessárias para concluir toda a instalação. Além disso, é preciso estabelecer um determinado espaço para o reservatório que possui amplas dimensões para assegurar que se tenha água em eventuais adversidades. 

Aquecimento Solar x Energia Solar

O Aquecimento Solar conectado à rede hidráulica leva água quente para chuveiros, banheiras, torneiras, piscinas  etc. Ele usa também a diferença de densidade entre água quente e fria, fazendo com que o fluxo seja frequente sem necessariamente precisar de uma bomba para levar mais água ao reservatório. Em sistemas com um número muito maior de coletores, no entanto, pode haver a necessidade do uso de bombas que necessitam de eletricidade. 

Também podem existir casos onde o sistema apenas com a radiação solar não consiga aquecer a água até onde é almejado, fazendo com que seja necessário um sistema elétrico ou a gás, porém são casos incomuns em nosso país devido a sua localização e abundância no recebimento dos raios solares.  

Diferentemente do aquecimento solar que se limita apenas ao aquecimento da água e gases, o sistema fotovoltaico tem a capacidade de levar sua energia para qualquer equipamento, desde uma simples televisão ou rádio, a até mesmo uma geladeira, máquina de lavar e secar, ar-condicionado e mesmo chuveiro, banheira e torneira!  E até em dias com pouca luz solar, o sistema funciona normalmente.  

Comparado aos benefícios dos painéis solares fotovoltaicos, o sistema de aquecimento solar se destaca pela sua praticidade quando o assunto é água: não é necessário transformar a energia solar em energia elétrica para depois conseguir esquentar a água.

Os dois sistemas não são dependentes um do outro para funcionar, mas podem atuar em conjunto. O sistema fotovoltaico pode ser instalado no solo, em locais que não são afetados pela sombra. No caso do aquecimento solar, a sombra não é tão prejudicial. Vale avaliar as necessidades do imóvel para decidir qual sistema será instalado ou se é viável o uso dos dois. 

Onde adqurir esses sistemas?

Ficou interessado em instalar um dos sistemas ou os dois? A Cemacon, pioneira em instalação do Sistema Fotovoltaico no Rio Grande do Sul, oferece tanto o Aquecimento Solar quanto a Energia Solar Fotovoltaica!  Além da economia de energia fazer muito bem para o bolso, as duas soluções são sustentáveis. Fazem bem pra você e para o planeta!

Comentários Fechados.