Sustentabilidade ganha força na construção civil

By admin
6 janeiro 2018
Sem Comentários
1135 Views

Hotel utilizou painéis fotovoltaicos como cobertura para o estacionamento. Unindo sustentabilidade com construção civil.

Com o aumento da regulação ambiental, maior demanda por recursos naturais escassos e uma onda de consumo consciente, a sustentabilidade entrou na lista de prioridades na hora de construir. Em todas as regiões do país cada vez mais o compromisso com o meio ambiente ganha espaço na hora de projetar uma empresa ou residência. E a construção civil tem um papel importante nesse processo.

Projetos sustentáveis não precisam ser necessariamente sofisticados, mas demandam de profissionais especializados e experientes para a execução. Uma janela bem posicionada, que garanta maior entrada de luz e ventilação, é uma forma simples de reduzir o custo com energia. O sistema de aproveitamento de água da chuva garante que a água potável seja utilizada apenas para o que é essencial. Vasos sanitários, irrigação de jardins e lavagem de calçadas são alguns exemplos de locais que a água da chuva pode ser usada.

A expansão da geração fotovoltaica no Brasil é um dos principais indicativos da preocupação com a sustentabilidade. Segundo a estimativa da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o pais tem avançado em média 300% ao ano desde 2015. As instalações comerciais são as responsáveis pela fatia mais expressiva de geração de energia limpa, totalizando 40%. Em segundo lugar estão as residências, com 30%, nas indústrias estão 18% e o restante se divide em instalações rurais e no poder público.

São muitas as soluções, ações, atitudes que podem contribuir com o meio ambiente e além disso, valorizar ainda mais os empreendimentos. Por isso, a Cemacon busca orientar e disponibilizar informações especializadas sobre o tema.

Comentários Fechados.