Saiba que tipo de avaliação é necessária antes de instalar seu sistema fotovoltaico

By admin
25 março 2019
Sem Comentários
3814 Views

Se você pesquisar, ou até se estiver só olhando suas redes sociais, é possível que se depare com imagens de telhados caídos ou danificados após uma forte chuva ou vendaval. O problema é que, em alguns deles, podemos observar que contam com um sistema fotovoltaico instalado.

É aí que nasce a dúvida: a culpa da queda pode ser atribuída aos painéis solares instalados? Devo me preocupar? Antes de apontar culpados devemos levantar apenas uma questão: foi realizada alguma análise estrutural do prédio e da cobertura antes da instalação do sistema fotovoltaico?

Esse assunto é sério e deve ser tratado com todo o rigor que a engenharia possibilita, então conversamos com a engenheira civil da Cemacon, Camila Sauer para esclarecemos algumas dúvidas e cuidados que devem ser tomados durante a instalação de sistemas fotovoltaicos nos telhados.

Devo me preocupar com a segurança dos telhados antes da instalação dos sistemas?

Camila: Com certeza. Toda estrutura, quando recebe o esforço de uma carga adicional, precisa ser avaliada. Então, é preciso analisar qual é a atual situação desse telhado, e estimar um cenário futuro, pois precisamos certificar que ele vai poder continuar ali por, pelo menos, mais 25 ou 30 anos. Assim, se o telhado já é muito antigo, é importante revisar sua capacidade para saber se ele vai ser resistente por mais esse tempo. Além disso, o fluxo de descarregamento desse esforço no contexto estrutural, quanto a resistência de vigas e pilares também é importante. Essa é uma segurança de estrutura.

Precisamos considerar ainda, com a mesma importância, o resguardo de quem vai fazer a instalação. Como essa pessoa vai se fixar em cima do telhado, se isso vai respeitar as normas de segurança como a NR35, como vão ser deixadas as esperas para depois fazer a manutenção de limpeza dos painéis. Então, a segurança dos telhados antes da instalação é um dos fatores de análise de vendas, até porque se faz uma análise de risco de todos os aspectos e se faz uma verificação dele antes de instalar o sistema.

Os painéis favorecem a queda do telhado?

Camila: É muito relativo. Eles vão ser uma estrutura adicionada ao telhado, mas não quer dizer que qualquer queda causada seja resultado da instalação. Dependendo da situação os painéis são até uma carga extra que vai segurar o impacto de vento, mas eles podem ser um risco se o telhado não tiver capacidade de suporte para esses módulos. Se a estrutura estiver fraca, se não tiver uma avaliação ou não for prevista essa carga extra a instalação pode se tornar um risco para o telhado e causar algum dano da estrutura no prédio em geral.

O que deve ser previsto numa análise técnica dos telhados e quais são os itens analisados para instalação de um sistema fotovoltaico?

Camila: Antes de tudo, para gente conseguir um sistema otimizado e ter uma instalação excelente, nós precisamos nos basear nas exigências do sol. Nós já possuímos um parâmetro e sabemos que a melhor incidência solar aqui na nossa região se dá ao norte, então, se o telhado tiver a área favorável nessa direção, o resultado vai estar mais próximo do ideal, mas outras direções como leste e oeste são consideradas no projeto.

Da mesma forma devemos analisar os obstáculos de sombreamento que também são muito relevantes. Alguns formatos de edificações apresentam torres para reservatórios de água, antenas, platibandas e outros elementos construtivos que influenciam na área de geração, especialmente fotovoltaica. Então, além da análise que fazemos do telhado, temos ainda toda a análise técnica em relação a radiação solar.

A estrutura, a capacidade solar do telhado, além da quantidade de peso que está prevista para ficar em cima dele, são as questões mais relevantes. Em residências, onde o número de módulos do sistema fotovoltaico é relativamente pequeno, essa verificação é menos exigente do que as instalações comerciais/industriais onde a área de instalação do telhado atinge fácil o número de centenas e pode passar de mil módulos.

Dessa forma nós temos três fatores essenciais para observar: as resistências mecânicas, as características físicas da cobertura e redondezas do telhado e a forma como ele vai estar disposto em relação ao sol. Portanto, quando um projeto é desenvolvido a partir do telhado, dando prioridade no desempenho e eficiência energética da edificação, a chances de otimização da utilização do sol se elevam.

Devo fazer reforço estrutural?

Camila: Tudo é passível de revisão e análise para constatar a necessidade do reforço estrutural. Pode ser que precise, mas grande parte dos telhados já são feitos com certa resistência. Quando se constrói algo, é esperado que alguém, algum dia, faça uma manutenção, então deve estar previsto em seu projeto a resistência ao peso de uma pessoa de cerca de 60 kg, e uma placa pesa em torno de 20 kg. De qualquer forma é sempre indispensável que se tenha a observação de um profissional para que se consiga verificar a distribuição das cargas e de qual será o risco.

Todas as instalações de sistema fotovoltaico requerem análise técnica dos telhados?

Sim, porque a geração de energia vai variar de acordo com diversas situações com o ângulo do telhado e a sua direção em relação ao norte. Por exemplo, se um sistema de 10 módulos estiver direcionado e inclinado para o norte ele vai produzir uma quantidade de energia. Agora, se os mesmo módulos estiverem em um telhado direcionado e inclinado em outra direção, como leste ou noroeste por exemplo, a geração será diferente.

Camila: Exatamente. Toda a superfície que recebe sol é passível de análise. É muito importante que essa área seja bem estudada para que consigamos otimizar o sistema, dessa forma nós podemos prever o comportamento e o desempenho da instalação.

Entendeu?

A análise estrutural é necessária em qualquer instalação de um sistema fotovoltaico. Não podemos simplesmente instalar sistema fotovoltaicos sem qualquer preocupação com a segurança do telhado ou mesmo da casa ou do prédio.

Com a Cemacon você conta com uma equipe qualificada que te acompanha do início ao fim de cada projeto de sistema fotovoltaico. Ela é formada por engenheiros e instaladores capacitados para desempenhar cada fase do projeto. Os profissionais estão à frente de todo o processo e são altamente preparados.

Além disso nós utilizamos um dos melhores softwares do mundo para dimensionamentos e projetos de placas fotovoltaicas. Através desse sistema nós oferecemos mais precisão nos dados e nos cálculos. Isso porque recebemos através dele informações enviadas a partir de dois satélites: NASA e Meteonorm.

E agora, que tal vir até a gente e tirar todas as suas dúvidas? Marque uma conversa com a gente! Venha até a Cemacon, na avenida Tuparendi, 1660, em Santa Rosa ou, se você preferir, pode ligar para o 3512-6006 e agendar uma visita.

Comentários Fechados.