Saiba qual a melhor direção do painel solar fotovoltaico

By admin
25 abril 2017
Sem Comentários
3509 Views
painel solar fotovoltaico

A posição ideal para um painel solar fotovoltaico no Hemisfério Sul é voltada para o Norte.

A posição ideal para os painéis fotovoltaicos no Hemisfério Sul é voltada para o Norte. Um telhado com a face voltada ao Norte e que não tenha a interferência de sombra é o local mais indicado para instalar um sistema solar fotovoltaico. Desta forma, o gerador de energia solar produzirá mais energia.

Para sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica, o ângulo de inclinação igual ao da latitude é normalmente o melhor ângulo para se instalar um painel solar fotovoltaico. Por exemplo, a latitude de Santa Rosa é 27°, portanto a melhor posição possível para um painel fotovoltaico na cidade é face Norte a 27° de inclinação.

painel solar fotovoltaico deve ficar para o norte

Movimento do Sol no Hemisfério Sul.

Para quem não possui uma face do telhado voltada ao Norte, não é preciso se preocupar. A perda de geração da energia solar fotovoltaica não é tão grande se o sistema for instalado nas faces voltadas em outra direção. As perdas direcionais para telhados com face NE ou NO variam entre 3% e 8%. Para um telhado com face Leste ou Oeste, você pode perder entre 12% e 20%.

A Cemacon possui profissionais treinados e capacitados para indicar exatamente qual é a melhor posição para instalar o seu sistema de energia solar fotovoltaica, como também informar perdas de energia de acordo com a orientação, inclinação e localização geográfica do seu telhado.

Como faço para instalar a energia solar na minha propriedade?

Na Cemacon, o cliente consegue contar com os melhores engenheiros, que serão capazes de fazer o melhor projeto para sua casa/empresa. Por isso, deixe de pagar altos valores de conta de energia e entre em contato conosco para aproveitar as maravilhas da energia solar.

A Cemacon é a maior e melhor empresa da Região Noroeste, quando o assunto é energia fotovoltaica. Nossa sede fica na Avenida Tuparendi, 1660, no centro de Santa Rosa. Mas, caso não queira se deslocar até a empresa, pode utilizar o seu telefone e ligar para (55) 3512-6006 ou (55) 3512-0006.

Contudo, outra forma de fazer contato conosco, é através do e-mail “vendas@cemacon.com.br”. Mas, se preferir ligar ou contatar pelo WhatsApp utilize o número: (55) 98172-0109. Fale com nossos atendentes e receba um atendimento personalizado.

Nossas redes sociais Instagram, Facebook e LinkedIn contam com conteúdos exclusivos produzidos pela Cemacon, para os seus clientes e colaboradores.

1 Comentários

  1. Avatar

    Muito boa informação