Saiba qual a melhor direção do painel solar fotovoltaico

By admin
25 abril 2017
Sem Comentários
221 Views

A posição ideal para os painéis fotovoltaicos no Hemisfério Sul é voltada para o Norte.

A posição ideal para os painéis fotovoltaicos no Hemisfério Sul é voltada para o Norte. Um telhado com a face voltada ao Norte e que não tenha a interferência de sombra é o local mais indicado para instalar um sistema solar fotovoltaico. Desta forma, o gerador de energia solar produzirá mais energia.

Para sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica, o ângulo de inclinação igual ao da latitude é normalmente o melhor ângulo para se instalar um painel fotovoltaico. Por exemplo, a latitude de Santa Rosa é 27°, portanto a melhor posição possível para um painel fotovoltaico na cidade é face Norte a 27° de inclinação.

Movimento do Sol no Hemisfério Sul.

Para quem não possui uma face do telhado voltada ao Norte, não é preciso se preocupar. A perda de geração da energia solar fotovoltaica não é tão grande se o sistema for instalado nas faces voltadas em outra direção. As perdas direcionais para telhados com face NE ou NO variam entre 3% e 8%. Para um telhado com face Leste ou Oeste, você pode perder entre 12% e 20%.

A Cemacon possui profissionais treinados e capacitados para indicar exatamente qual é a melhor posição para instalar o seu sistema de energia solar fotovoltaica, como também informar perdas de energia de acordo com a orientação, inclinação e localização geográfica do seu telhado.

1 Comentários

  1. Muito boa informação