Aproveitamento da água da chuva

Saiba quais são os benefícios do aproveitamento da água da chuva

By admin
28 junho 2016
Sem Comentários
6839 Views

Aproveitamento da água da chuva

Provavelmente você já ouviu, em algum momento – ou vários – da sua vida, a ordem: “economize água!”. Se não ouviu, com certeza já pediu para que alguém o fizesse. Mas nem sempre introjetamos aquilo que ouvimos às práticas do dia a dia. O texto de hoje vai ajudar a esclarecer os benefícios do aproveitamento da água da chuva para ajudar na redução de impactos ambientais e a economizar a água, um dos recursos naturais do nosso planeta e que, infelizmente, é finito.

A água que vem da chuva normalmente é desperdiçada e se mistura ao esgoto, quando poderia muito bem ser reutilizada. No entanto, em países como a Alemanha a água já é coletada por um sistema individual, onde alguns distritos subsidiam as instalações. E por aqui, podemos começar no pátio de casa – literalmente.

Mesmo que não seja potável, há muitas outras maneiras de aproveitar a água da chuva, como por exemplo, para as descargas dos vasos sanitários (calcula-se que cada pessoa gasta, em média 1,2 mil litros por mês somente com o vaso sanitário), para lavar carros ou regar o jardim. Pesquisas estimam que a economia de casas em residências que optaram pelo aproveitamento da água da chuva chega 50%.

Como funciona o sistema de aproveitamento da água da chuva?

Benefícios do aproveitamento da água da chuva

A instalação do sistema de aproveitamento de água da chuva não tem mistério. Um sistema simples de captação da água com calhas que direcionam a água pluvial para um filtro seletor pode ser uma opção. Esse filtro vai separar resíduos sólidos, como folhas e outras impurezas que ficam nas calhas, e depositando a água que foi filtrada em um reservatório para o armazenamento. Uma bomba direciona a água armazenada na cisterna para o reservatório superior, e será distribuída para os vasos sanitários, lavanderia e torneiras externas.

Para fazer o dimensionamento da captação e armazenamento da água, é preciso que se leve em conta alguns itens: a área coletada (telhados, lajes), o clima (índice e períodos de chuva) e o cálculo do consumo de água diário. O reservatório superior deve ter uma ligação com a caixa d’água potável, pois quando estiver em períodos de seca, a água potável complementa o abastecimento.

Onde é possível aproveitar a água da chuva?

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) prevê alguns itens para o aproveitamento correto da água da chuva para fins não potáveis. Segundo a ABNT, a água da chuva não pode ser ingerida nem usada no banho ou no preparo de alimentos. Mas pode ser usada para:

  • Descargas de vasos sanitários
  • Abastecimento de fontes e espelhos d’água
  • Lavagem de roupas
  • Irrigar jardins
  • Limpeza de automóveis e áreas externas
  • Reserva para uso emergencial, em casos de incêndio

A instalação do sistema de aproveitamento da água da chuva é simples e pode ser feita antes ou depois do início da obra da sua casa ou empresa. O custo dessa instalação pode variar dependendo do tipo de aproveitamento desejado. Se for utilizar a instalação em vasos sanitário, é necessário que seja prevista uma tubulação paralela para água da chuva. É importante ter em mente que toda instalação estudada e projetada no contexto da edificação sempre se torna mais mais viável do que adaptações posteriores.

O custo inicial é compensado com a redução da conta de água, que com certeza será observada depois da instalação.

Comentários Fechados.