Saiba como reutilizar a água da piscina e da chuva

By admin
25 maio 2017
Sem Comentários
12706 Views

reutilizar a água da piscina

Diariamente, milhões de litros de água são descartados sem qualquer chance de serem reutilizados. Entre as formas de descarte, está um procedimento equivocado de completa eliminação da água de piscinas e sua troca, o que configura um desperdício de grandes volumes de uma só vez. O resultado é um alto prejuízo econômico e, principalmente, ambiental. Esse cenário poderia ser evitado com conhecimento sobre as formas de tratamento e reuso da água da piscina e também do aproveitamento da água da chuva. Porém, é possível reutilizar a água da piscina.

Quando se elimina toda a água da piscina em razão dela estar imprópria para banho ou em caso de manutenção do tanque, tanto de fibra quanto de concreto, perde-se a oportunidade de colaborar com o meio ambiente e a sustentabilidade. Isso porque essa água poderia ser reaproveitada para limpeza de locais, rega em jardins e, até mesmo, ser reutilizada na própria piscina. A “água de reuso” é aquela cuja reutilização é viabilizada para o mesmo fim inicial ou outro. No caso da água da piscina, é possível tanto reutilizá-la em outras atividades quanto na própria piscina, desde que passe por tratamento adequado.

Como reutilizar a água da piscina

Para reutilizar a água da piscina, é necessário instalar um reservatório na saída do sistema de limpeza, de modo que a água possa ser coletada em vez de ser eliminada pelo esgoto. As impurezas comuns em piscinas, como folhas e poeira, são eliminadas nesse próprio sistema, composto de bomba, filtro, mangueiras, aspiradores, coadeira e ralo de fundo.

Na utilização normal da piscina, fisicamente, a água passa por esse sistema, sendo filtrada e bombeada de volta para a piscina. Eventualmente, quando necessário, a água descartada nesse processo pode ser reutilizada na limpeza e rega de jardins, o que configura um máximo reaproveitamento.

Como aproveitar a água da chuva na piscina

Outra solução sustentável para piscinas é o aproveitamento da água de chuva. Nesse caso é necessário instalar coletores diretos para reservatório, de modo que haja um preparo da água para que esteja em condições de uso. Não é recomendável o envio direto para a piscina. Quanto aos tratamentos físicos e químicos pelos quais a água de chuva deve passar, a retirada de partículas sólidas e o restabelecimento do pH são dois dos mais importantes.

Todo e qualquer reuso de água deve ser calculado em termos econômicos, avaliando suas vantagens e custos. Entretanto, os usos para limpeza e rega, por dispensarem tratamento, são sempre apropriados.

Então, entre em contato com a Cemacon e conheça as melhores soluções para reaproveitar a água da piscina e também da chuva em sua casa, condomínio ou empresa.

Como faço para instalar a energia solar na minha propriedade?

Na Cemacon, o cliente consegue contar com os melhores engenheiros, que serão capazes de fazer o melhor projeto para sua casa/empresa. Por isso, deixe de pagar altos valores de conta de energia e entre em contato conosco para aproveitar as maravilhas da energia solar.

A Cemacon é a maior e melhor empresa da Região Noroeste, quando o assunto é energia fotovoltaica. Nossa sede fica na Avenida Tuparendi, 1660, no centro de Santa Rosa. Mas, caso não queira se deslocar até a empresa, pode utilizar o seu telefone e ligar para (55) 3512-6006 ou (55) 3512-0006.

Outra forma de fazer contato conosco, é através do e-mail “vendas@cemacon.com.br”. Se preferir ligar ou contatar pelo WhatsApp utilize o número: (55) 98172-0109. Fale com nossos atendentes e receba um atendimento personalizado.

Nossas redes sociais Instagram, Facebook e LinkedIn contam com conteúdos exclusivos produzidos pela Cemacon, para os seus clientes e colaboradores.

Comentários Fechados.