Panorama da energia solar no Brasil

By admin
1 setembro 2017
Sem Comentários
102 Views

Até 2016, o setor de energia solar no Brasil possuía 7.691 sistemas fotovoltaicos instalados. Até o fim de 2017, estima-se que esse número aumente para 26.857. As previsões do setor é que em 2020 o Brasil tenha aproximadamente 174 mil sistemas de energia solar (On Grid) instalados por todo território brasileiro.

A previsão de aumento na instalação de sistemas fotovoltaicos se deve ao crescente número de pessoas que buscam alternativas para economia e redução de custo na conta de energia elétrica, investimento a longo prazo, valorização do imóvel e consumo sustentável sem agredir o meio ambiente, tanto em estabelecimentos residenciais quanto comerciais.

A maioria dos novos proprietários de sistemas de energia solar são os consumidores de energia residencial, que normalmente são também os que pagam mais caro pela energia elétrica. Atualmente, 84% dos sistemas fotovoltaicos instalados no Brasil são residenciais e 16% são comerciais.

O Rio Grande do Sul é o terceiro estado que mais investe em energia solar, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. Da Região Sul, somente o RS possui isenção do ICMS na eletricidade. Segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), se esse imposto fosse derrubado em todos os estados, o Brasil teria 55% mais sistemas instalados em 2023.

Por isso, uma das barreiras para a popularização da energia solar no Brasil é a falta ou o pouco conhecimento deste tipo de geração de energia. Desta forma, a CEMACON busca orientar e disponibilizar a maior quantidade de informações sobre o tema, para que a população saiba que é possível e vantajoso gerar a própria energia através do sol.

Comentários Fechados.