Intersolar América do Norte: A energia renovável está em nossas mãos

By admin
10 janeiro 2017
Sem Comentários
1177 Views

Intersolar América do Norte 2016

Por Betuel Brun Sauer – Engenheiro Civil

A 9ª edição da feira Intersolar América do Norte, ocorreu em São Francisco, Califórnia (EUA) em julho de 2016 e mais uma vez, percorremos milhares de quilômetros para apoiar o crescimento mundial dos programas de energia renovável. E se conectar com as melhores empresas de energia solar de todo o mundo, focando nas tecnologias que podem ser aplicadas no Brasil.

O leque de aplicação da energia captada do sol tem se demonstrado muito amplo, e a Intersolar provou que ainda há muito a explorar. Aquecimento de água, alimentação de sistemas de bombeamento, armazenamento de energia em baterias, geração de energia fotovoltaica com os mais variados tipos de células. Além de integração e sistemas de tracking entre varias outras aplicações da tecnologia, expressaram parte do conceito de energia inteligente expostos nos três dias do evento.

Mais de 145 mil participantes de vários países e centenas de expositores fizeram dessa grande campanha a melhor Convenção Solar das Américas. Por isso, houve um crescimento total de participação de 20% em relação ao ano anterior, e como resultado do grande sucesso das integrações e negócios. Além disso, a estimativa levantada pela Intersolar é de que o setor gerará cerca de 27.000 postos de trabalho no mercado do Estados Unidos nos próximos 5 anos.

Grandes ícones da indústria solar de hoje, como Canadian Solar, Tesla, Sonnen, Fronius, Battery Systems, Outback foram apenas algumas das empresas que tivemos o privilégio de criar aproximação. Os tornando nossos parceiros a partir este grande evento internacional.

Mas afinal, qual pode ser o impacto da energia solar no Brasil?

Por exemplo, a energia solar nos EUA inclui usinas elétricas solares em escala de utilidade pública. Assim como geração distribuída local, principalmente a partir de telhados fotovoltaicos, (o que começou a ser desenvolvido no Brasil a pouco mais de quatro anos). Segundo o Departamento de Energia Americano, no final de 2015 os EUA atingiram a marca de 25 gigawatts (GW) de capacidade fotovoltaica instalada com um adicional de 1,8 GW de energia solar concentrada. Mas, em agosto de 2016, a energia elétrica gerada por tecnologia solar já chegou 32.8 terawatt-horas (TWh). Isso representa um total de 0.81% da eletricidade total dos Estados Unidos. Podemos fazer isso no Brasil? É claro que podemos… precisamos trazer ideias, procurar oportunidades, aprender todos os dias e executar os planos.

Outro grande exemplo é que o número de casas com sistemas solares instalados nos EUA tem aumentado rapidamente, de 30.000 em 2006 para 400.000 em 2013, com um estudo do Departamento de Energia dos EUA prevendo que a cifra poderá chegar a 3.800.000 casas até 2020.

PODEMOS FAZER ISSO NO BRASIL?? SIM, NÓS PODEMOS..

A questão agora é… Quantos giga watts podemos gerar, consumir ou enviar para rede e contribuir com a matriz energética brasileira?
A resposta é… depende de nós!! Somos esperto, somos sustentáveis, somos solar!!

É para isso que trabalhamos. Nosso objetivo dentro da Cemacon, no meu papel de engenheiro é aprender todos os dias, obter conhecimento, ficar por dentro do que está sendo criado e trazer os melhores produtos e serviços para cada um dos nossos valiosos clientes.

Texto publicado na revista da Apea

Comentários Fechados.