Energia solar no meio rural

Energia solar no meio rural: Cemacon instala sistema fotovoltaico em propriedade de Horizontina

By admin
16 janeiro 2017
Sem Comentários
2247 Views
Energia solar no meio rural

Propriedade de Horizontina com energia solar no meio rural

O uso de energias renováveis tem se disseminado cada vez mais. E não é mais só em áreas urbanas: hoje essa a energia solar é uma alternativa no meio rural, principalmente em função da redução da conta de energia elétrica. Foi por isso que a família Rex, de Horizontina, decidiu investir na energia fotovoltaica. A propriedade precisa de energia para manter a produção de folheosas em dois hectares e também para o consumo na residência da família. Recentemente, a Cemacon instalou 80 placas fotovoltaicas para a captação de energia solar.
Para o agricultor Gilmar Rex, a opção pela energia fotovoltaica tem vários motivos, o principal deles, reduzir os custos com o consumo de energia:
– A primeira ideia foi essa. E também para colaborar com o meio ambiente e escapar dos aumentos. O valor que pagaríamos para a concessionária de energia investimos na nossa propriedade – conta.

Energia solar no meio rural

Foto: Reprodução / Emater

Energia solar no meio rural: Cemacon instala sistema fotovoltaico em propriedade de Horizontina

Para implantar o sistema, é preciso fazer um dimensionamento, de acordo com a necessidade de cada propriedade. Neimar Fredi, da Emater, afirma que é importante que o agricultor procure conhecer a tecnologia da energia solar no meio rural, saiba como funciona e quais suas vantagens, para depois procurar um técnico que faça um projeto baseado no consumo mensal de energia da propriedade.
– Vamos pegar as contas de energia do último ano e, em cima disso, será feita uma média de consumo mensal de energia. A partir disso se faz um estudo para saber qual é o número de placas necessário para atender aquela demanda – explica.

No Brasil, é permitido produzir e injetar energia nas redes de forma compensatória. Isso significa que, em meses em que a produção é maior, o excedente será depositado em um banco de energia para ser usado em momentos em que a produção de energia é menor em relação ao consumo. Funciona assim: o cliente gera uma quantidade de energia e consome outra quantidade. A partir disso, é feito um cálculo de compensação. Se houve mais geração do que o consumo de energia, a energia excedente pode ser consumida em até cinco anos.
Além disso, o produtor pode acompanhar a geração de energia pela tela do computador. Pode saber, por exemplo, a quantidade de energia gerada em determinado horário em um dia de sol, ou em um dia nublado.

Energia solar no meio rural

Algumas linhas de crédito podem facilitar o acesso à energia fotovoltaica no campo, como o Pronaf Eco, que dá prazo de até 10 anos para que se efetue o pagamento e com juros pequenos.
Na família Rex, é estimado que se produza em torno de 32 mil kilowatts de energia por ano. O investimento deverá se pagar em até 9 anos.
É um tempo um pouco longo, mas credito que se compensa e é satisfatório – opina o agricultor.
Confira o vídeo com a reportagem que foi exibida no Jornal da Emater:

* O texto contém informações que foram retiradas da reportagem

Comentários Fechados.