Energia solar fotovoltaica e energia solar para aquecimento: qual é a diferença?

Energia Solar Fotovoltaica e Energia Solar para aquecimento: qual é a diferença?

By admin
21 junho 2016
Sem Comentários
2272 Views
Energia solar fotovoltaica e energia solar para aquecimento: qual é a diferença?

Montagem sobre fotos / Cemacon

Todos já sabemos quais são os principais benefícios da escolha pelo uso da energia solar. Não é só o seu bolso que agradece, mas o planeta também. Os recursos naturais estão no mundo para serem usados de forma consciente, e a luz do sol é um recurso renovável e inesgotável. Entre as diversas possibilidades de usar o sol para produzir energia, estão a energia solar fotovoltaica (por meio de placas fotovoltaicas) e a energia solar fototérmica (que usa a energia do sol para especificamente o aquecimento da água). Mas, afinal, qual é a diferença entre essas duas formas de geração de energia por meio do sol?

A energia solar fototérmica está relacionada ao aquecimento de líquidos ou gases pela absorção dos raios solares, ocasionando, assim, o seu aquecimento. Essa técnica usa um coletor que vai captar a luz solar, e um reservatório com isolamento térmico, em que os líquidos ou gases serão acondicionados. A radiação entra no coletor e se transforma em energia térmica, que aquece o interior e a placa coletora. A energia fototérmica é usada geralmente para aquecer água dos chuveiros e torneiras. Ela envolve a circulação da água pelos painéis que irá receber o calor fornecido pelo sol.

Energia Solar Fotovoltaica e Energia Solar para aquecimento: qual é a diferença?

Já a energia solar fotovoltaica visa a produção de energia elétrica por meio das placas fotovoltaicas. Os painéis são constituídos por camadas de várias células, e as mais comuns são feitas de silício. Quando a camada mais fina (de carga negativa) é atingida pelos raios de sol e absorve fótons (partículas energéticas) suficientes, os elétrons são transferidos para a camada mais grossa, de carga positiva.

A associação de várias células fotovoltaicas conectadas a um inversor é capaz de gerar corrente elétrica quando houver a incidência de sol. Como essa produção está diretamente ligada à luz, a quantidade de energia elétrica produzida se modifica de acordo com a estação do ano e o local onde os painéis são instalados.

A Cemacon já instalou 35 sistemas fotovoltaicos e mais de 400 sistemas fototérmicos em empresas e residências no Estado. Ou seja, é a escolha certa para você!

Comentários Fechados.