Energia fotovoltaica para abastecer carros elétricos

By admin
18 agosto 2017
Sem Comentários
1273 Views
Energia fotovoltaica para carregar carros elétricos

Energia fotovoltaica para carregar carros elétricos

O repasse do aumento de impostos sobre os combustíveis, no mês de julho, fez a gasolina ter a maior alta desde que a Agência Nacional do Petróleo (ANP) passou a fazer o levantamento semanal de preços, em 2004. Segundo a ANP, a gasolina subiu 8,22%, em média no país.

Para fugir dos preços abusivos dos combustíveis, como também diminuir a emissão de poluentes, uma alternativa que ganha cada vez mais espaço são os carros elétricos. E uma iniciativa muito legal, aqui mesmo no Brasil, utiliza a energia solar para abastecer os veículos. A Itaipu Binacional entregou em junho, o primeiro veículo elétrico que será totalmente abastecido por energia solar. O Zoe elétrico foi repassado em regime de comodato à Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop).

A instituição, autossuficiente em energia, dispõe de uma central fotovoltaica própria em sua sede, no centro de Cascavel (PR). Composta por 52 painéis, a capacidade é de 13 kW (em horário de pico). Desde o final de 2014, quando entrou em operação, a planta gerou 23.781 kWh e evitou a emissão na atmosfera de quase 24 toneladas de CO². E é esta unidade que gera a energia do carro, fato inédito no Programa Veículo Elétrico da Itaipu.

Abastecido, a autonomia do Zoe é de 170 km, na cidade. Todos os dados do carro abastecido 100% pela energia fotovoltaica são transmitidos em tempo real para Itaipu, por meio do sistema do veículo, e serão aproveitados para a pesquisa do Programa VE. As informações também serão repassadas aos fabricantes para aprimorar o carro elétrico.

Programa existe há 10 anos

O Programa Veículo Elétrico foi implantado pela Itaipu há dez anos. A parceria reúne fabricantes de veículos e componentes, e empresas do setor elétrico. Atualmente, há veículos elétricos cedidos em regime de comodato para o Ministério de Minas e Energia, Eletrobras, Copel, Exército, ONU Mulher, Universidade Federal de Santa Catarina e governo do Paraguai.

Na frota própria, Itaipu também mantém 100 veículos elétricos, de carros de passeio até avião. Os veículos elétricos são mais eficientes e ainda apresentam um custo por quilômetro rodado 75% menor do que o movido a gasolina. Em dez anos de programa, os veículos elétricos de Itaipu rodaram mais de 836 mil km e evitaram a emissão de 87 toneladas de CO2. A economia gerada no período soma R$ 240 mil.

Abastecer o carros elétricos em sua casa com energia fotovoltaica

Já imaginou não precisar enfrentar trânsito e aquelas filas no posto de combustível? Com a popularização da energia fotovoltaica, em um futuro próximo será possível abastecer os veículos em casa. Outras iniciativas já estão realizando testes com carros elétricos abastecidos em sistemas instalados em casas e empresas.

Então, prepare-se para o futuro! Primeiramente, comece gerando sua própria energia através do sol, abastecendo sua casa, empresa e até os veículos elétricos no futuro.

Onde encontrar as melhores opções para ter a sua própria geração de energia?

Na Cemacon, o cliente consegue contratar os melhores engenheiros, que serão capazes de fazer o melhor projeto para sua casa/empresa. Por isso, deixe de pagar altos valores de conta de energia e entre em contato conosco para aproveitar as maravilhas da energia solar.

A Cemacon é a maior e melhor empresa da Região Noroeste, quando o assunto é energia fotovoltaica. Nossa sede fica na Avenida Tuparendi, 1660, no centro de Santa Rosa. Mas, caso não queira se deslocar até a empresa, pode utilizar o seu telefone e ligar para (55) 3512-6006 ou (55) 3512-0006. Fale com nossos atendentes e receba um atendimento personalizado.

Contudo, outra forma de fazer contato é através do e-mail “vendas@cemacon.com.br”. Mas, se preferir ligar ou contatar pelo WhatsApp a Cemacon, utilize o número: (55) 98172-0109.

Em nossas redes sociais como Instagram, Facebook e LinkedIn é possível encontrar conteúdos exclusivos produzidos pela Cemacon para os seus clientes e colaboradores. Então, deixe de pagar altos preços de conta de luz e entre em contato conosco.

Comentários Fechados.