Cuidados que você precisa ter com a piscina no Verão

By admin
22 novembro 2017
Sem Comentários
2000 Views

Com a chegada do verão e, consequentemente, das altas temperaturas, a piscina passa a ser mais utilizada. Além de mantê-la limpa e cristalina, a manutenção é imprescindível para a saúde. Pois, manter a água tratada também ajuda a prevenir o ambiente, a fim de evitar a reprodução das larvas do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chicungunya. Em seguida, confira algumas dicas de cuidados com a piscina no Verão.

Os objetivos do tratamento da água da piscina são alcançar três elementos:

1º – Água limpa: livre de sujeira, cristalina e transparente;

2º – Água balanceada: com o Ph, alcalinidade total e dureza cálcica ajustados na faixa ideal, ou seja, que não cause irritação na pele, olhos e não cause danos nos equipamentos;

3º – Água saudável: livre de qualquer tipo de microrganismo, de odores ofensivos e coloração.

Cada um destes itens requer tratamento específico. Para garantir a eficácia é importante estar atento aos dois tipos de tratamento: físico e químico.

Tratamento físico

– Primeiramente, filtre a água diariamente: mantenha o filtro em perfeita ordem. Garanta que esteja ligado o tempo suficiente, já que ele deve ser mantido ligado de 6 a 8 horas diárias. As piscinas estão expostas constantemente por materiais estranhos trazidos pelos ventos, insetos e banhistas, em função desses fatores se faz necessária a filtração.

– Faça a limpeza do pré-filtro uma vez por semana: a limpeza do pré-filtro se faz necessária para reter as sujeiras mais grossas, como folhas e insetos, impedindo que passem para o cabeçote ou para a areia do filtro.

– Faça a limpeza da área ao redor da piscina (quando for necessário): essa ação ajuda a impedir que caia sujeira dentro da piscina. Caso a piscina esteja coberta com uma capa, esteja atento na hora de retirá-la, para que os resíduos de sujeira não entrem em contato com a água da piscina. Escove bem a piscina para remover as sujeiras nas paredes, bordas e fundo.

Tratamento químico

– Meça a alcalinidade total: pelo menos uma vez no mês verifique se ela está entre 80 e 120 ppm. Alcalinidade total baixa menor que 80 ppm pode danificar e corroer os acessórios e equipamentos da piscina.

– Mantenha a água balanceada: o Ph é um parâmetro de medida da acidez, neutralidade ou alcalinidade da água. O equilíbrio da água é obtido mantendo o pH e a alcalinidade na faixa ideal. Em piscinas o pH deve ser mantido entre 7,4 a 7,6, garantindo que os produtos químicos tenham ação eficaz.

– Atenção para a oxidação: o agente oxidante elimina a matéria orgânica, oleosidade da água e outras impurezas. A utilização depende de como a piscina é utilizada, piscinas com pouca frequência devem utilizar a cada 15 dias, já em piscinas com grande frequência ou aquecidas recomenda-se o uso a cada sete dias.

– Procure fazer as aplicações de cloro no final da tarde: antes de aplicar qualquer cloro verifique se o pH e a alcalinidade encontram-se na faixa ideal e se necessário faça a correção. Adicione o produto no balde com água misturando para dissolver.

Comentários Fechados.