Cuidados que você precisa ter com a piscina no inverno

By admin
24 maio 2016
Sem Comentários
4464 Views

Piscina projetada pela arquiteta Cristiane Stankiewicz

Piscina projetada pela arquiteta Cristiane Stankiewicz

O frio já chegou no Rio Grande do Sul e com ele uma série de cuidados que precisam ser tomados quando falamos em preservar e tratar bem a água da sua piscina. Por mais que a água pareça estar visivelmente azul, muitos micro-organismos que fazem mal à saúde podem estar infestados em uma piscina que deixa de receber os tratamentos adequados. Por isso, hoje nós trazemos algumas dicas com cuidados com a piscina no inverno.

Atente para a importância das dicas e não deixe de seguir nenhuma, afinal, a sua piscina precisa estar limpa e com a água bem tratada durante todos os dias do ano, para você poder usufruir bem dela no verão. Além disso, tratar bem a água da piscina ajuda a prevenir o ambiente para a não reprodução das larvas do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, do Zika Vírus e da Chicungunya.

O tratamento precisa levar em conta, principalmente, três fatores: a remoção das sujeiras, o bom funcionamento do filtro e o uso correto dos produtos químicos.
Para manter a água sempre limpa e saudável é preciso manter dois tipos de tratamento: o físico e o químico.

Tratamento físico:

– Filtre a água todos os dias
Mantenha o filtro em perfeita ordem e assegure-se que ele fique ligado o tempo suficiente. O filtro deve ser mantido ligado de 6h a 8h diárias. A filtração se faz necessária porque as piscinas estão sujeitas a uma constante contaminação por materiais estranhos trazidos por banhistas, ventos, insetos e artigos usados na água ou nas proximidades da piscina

– Limpe o pré-filtro uma vez por semana
A importância de limpar o pré-filtro é reter as sujeiras mais grossas ( folhas, insetos, etc ) impedindo que essas sujeiras passem para o cabeçote ou para a areia do filtro

– Limpe a área ao redor da piscina (quando perceber necessário)
Isso ajuda a não cair sujeira dentro da piscina. Se a sua piscina estiver coberta com uma capa, cuide na hora de tirá-la, para que a água parada não se misture à água da piscina e para que outros resíduos de sujeira não entrem na água
Escove bem para retirar todas as sujeiras agarradas nas paredes, bordas e fundo.

Tratamento químico

– Meça a alcalinidade total e verifique se ela está entre 80 e 120 ppm (pelo menos uma vez por mês)

No entanto, no caso do cloro, é será recomendado aplicar uma quantidade equivalente ao tratamento de choque – com produtos próprios, utilize 30 ppm em piscinas com paredes de gesso e 10 ppm em piscinas de plástico ou vinil. Adicione também uma quantidade considerável de algicida.

Veja, na tabela abaixo, algumas dicas de como seguir o tratamento químico da piscina no inverno:

Sugestão de tratamento semanal. Tabela retirada do Manual da Hidroazul

Sugestão de tratamento semanal. Tabela retirada do Manual da Hidroazul

Não esvazie a piscina no inverno

Remover a água da piscina não é aconselhável, independentemente do tipo de revestimento. Pois, isso pode acarretar problemas na estrutura, como pintura descascada

Atente para os problemas comuns:

Se a água estiver verde (algas)

Verifique a alcalinidade do PH e corrija se necessário. Aplique uma supercloração com cloro desejado e deixe recirculando por 1 hora. Depois aplique um decantador (sulfato de alumínio ou Floc Plus 2 em 1) ou algicida de choque na dosagem de 7 a 10 ml/m³ e deixe recircular por duas horas.

Se a água estiver “colorida” (metais)

Verifique o cloro (ele precisa estar abaixo de 1ppm). Aplique o controlador de metais na dosagem de 15 a 50 g/m³, deixe filtrar por 8 horas e depois retrolavar o filtro. Repita o processo de filtração por 4 dias. Nestes dias, não podem ser adicionados outros produtos na piscina. Depois deste período, volte ao tratamento habitual.

Se a água estiver turva (leitosa)

Característica de material em suspensão ou pH e alcalinidade altos. No primeiro caso, basta uma decantação (com Sulfato de Alumínio ou Floc Plus 2 em 1). Se for desajuste do pH ou alcalinidade, corrigir com o produto indicado e depois filtrar com o auxílio do clarificante Floc Plus 2 em 1.

*Algumas informações deste texto foram retiradas do Manual de Tratamento de Piscinas Hidroazul. Mas, você pode acessar ele na íntegra aqui.

Comentários Fechados.