Como projetar meu telhado para receber energia solar?

By admin
24 maio 2016
Sem Comentários
10230 Views
telhado para energia solar

Telhado com Energia Solar

Os benefícios da energia solar são inúmeros e isso não é novidade. Todos sabemos que, além de diminuir os impactos ambientais a praticamente zero, o uso do sol para geração de energia também traz uma grande diferença no bolso, reduzindo os custos com a conta de energia elétrica. Mas, será que o seu telhado está pronto para receber a energia solar?
Instalar a energia fotovoltaica em sua casa ou empresa não é difícil, mas é preciso atentar para alguns detalhes na construção e na posição do telhado para as soluções sustentáveis. As placas podem ser instaladas facilmente, basta ter alguns pré-requisitos. Saiba quais abaixo.

1. Qual é o tempo de vida do seu telhado para energia solar?

Se você não vai trocar o seu telhado pelos próximos 10 ou 15 anos, então pode considerar a instalação das placas fotovoltaicas. Os telhados envelhecidos podem aumentar a possibilidade de danos durante a instalação, e isso pode fazer com que você aumente ainda mais o seu gasto.

Se você não tem certeza de quando foi a última substituição do seu telhado, peça para algum técnico avaliar a durabilidade do material.

2. Você tem área suficiente?

Confira se o seu telhado tem uma área livre de pelo menos 10m². Conforme a demanda de energia para sua casa ou empresa, você vai precisar de mais ou menos área.

Mas, além disso, o seu telhado deve ter o menor número de obstáculos possível para abrigar a energia solar. Uma chaminé, por exemplo, é um obstáculo que atrapalha o momento da instalação, assim como qualquer outro tipo de volume. O sombreamento provocado por estes elementos pode afetar diretamente no rendimento do sistema e provavelmente vai fazer com que seu custo aumente.

Veja abaixo uma tabela com a qual você pode ter uma base de área livre por potência:

Área para casas:

  • Potência de 1.5KWp: ocupa no mínimo 10.5m²
  • Potência de 2.0kWp: ocupa no mínimo 14m²
  • Uma Potência de 3.0kWp: ocupa no mínimo 21m²
  • Potência de 4.0kWp: ocupa no mínimo 28m²
  • Uma Potência de 5.0kWp: ocupa no mínimo 35m²
  • Potência de 10.0kWp: ocupa no mínimo 70m²

Área para armazéns e indústrias:

  • Potência de 50kWp: Ocupa aproximadamente de 400m² a 500m²
  • Uma Potência de 100kWp: Ocupa aproximadamente de 800 a 1000m²
  • Potência de 1MWp: Ocupa aproximadamente de 8.000 a 10.000m²

3. Quais são os melhores tipos de coberturas para os painéis solares?

Cada tipo de telhado necessita de um modo diferente de fixação das placas solares.

As melhores opções para a instalação de painéis fotovoltaicos são as coberturas com telha metálica ( como as trapezoidais comum e termoacústicas, e as do tipo “shingle”). Elas facilitam a fixação e têm superfícies mais seguras.

A segunda melhor opção é a telha de barro/concreto do tipo francês ou “capa-canal”.
Já as telhas de fibrocimento são as que trazem maior complicação para a instalação, pois são mais frágeis e podem quebrar durante o processo.

Já as coberturas planas como as lajes e as telhas pré-fabricadas em concreto são ótimas opções para a instalação dos painéis fotovoltaicos. Nesse caso, o sistema de fixação compensa a pouca inclinação para receber boa incidência de luz solar.

4. Atente para a posição das placas

O melhor ângulo para aproveitar ao máximo a energia com os painéis fotovoltaicos é a Face Norte (é importante saber que a posição solar ao leste e ao oeste não apresentam o mesmo rendimento, mas é possível de instalar), com grau de inclinação igual ao da latitude do local. Na verdade, é difícil que a inclinação e direção sejam 100% perfeitas, mas a perda de energia neste caso é pequena e aceitável.

O mais importante é que exista a incidência do máximo de sol no seu telhado, sem sombras durante o dia. O seu painel pode estar instalado em qualquer área do telhado, menos as viradas para o sul.

Existem também os Seguidores Solares (Solar Trackers), que são sistemas que orientam as placas conforme a movimentação do sol. Esse sistema encarece a instalação, pois a aplicação não é simples, por isso é importante planejar a área e os caimentos do telhado para poder receber a estrutura dos painéis fotovoltaicos diminuindo os custos.

Então, se você está construindo sua casa e pensa em futuramente usar a energia solar, converse com seu arquiteto para que a edificação já esteja pronta para receber essas soluções sustentáveis.

Se sua casa já está pronta e você quer implantar o sistema, entre em contato para uma avaliação e orçamento!

*Algumas informações para este texto foram obtidas no Portal Solar

Comentários Fechados.